Para ter direito aos benefícios sociais ofertados pelos governos federal, estadual e municipal, é necessário estar inscrito no CadÚnico. Esse cadastro acaba sendo a porta de entrada para garantir o recebimento dos auxílios do Estado. O Cadastro Único é usado ainda para a garantia de outros benefícios, como isenção de taxa em concursos e tarifa social de energia.
- Governo avalia benefício de transição para quem não for incluído no Auxílio Brasil
- Auxílio emergencial: nascidos em agosto podem sacar o benefício
Além do cadastro, é necessário que o beneficiário mantenha sua base de dados atualizada para não correr o risco de perder os benefícios já conquistados. O registro no CadÚnico permite acesso ao Bolsa Família e deve ser a base para o seu substituto que deve se chamar Auxílio Brasil.
Saiba se está inscrito no CadÚnico
Para verificar de está inscrito no CadÚnico é bem simples e existem três canais para isso. O cidadão pode fazer uma ligação gratuita para 0800 707 2003, ou acessar o site do governo federal, e ainda por aplicativo de celular, disponíveis na Play Store e na Apple Store.
Quaisquer canais que forem usados pela internet, desde que seja solicitada emissão de certidão, será necessário informar os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e Município onde reside.
Não estou inscrito, como faço meu cadastro?
Bem, antes de solicitar seu cadastro no CadÚnico, confira as exigências e verifique se atende ao perfil:
- Ter renda mensal, por pessoa, não superior a meio salário mínimo, que, na vigência é de R$ 522,50.
- Dentro da família o total acumulado não pode ultrapassar R$ 3.135,00.
Se você preenche esses requisitos, será necessário comparecer ao setor responsável do seu município (procure a Secretaria Municipal de Assistência Social) para solicitar o cadastro no CadÚnico. O responsável deverá apresentar a seguinte documentação:
- CPF ou Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena para aquele que for responsável por família indígena;
- Para responsáveis por família quilombola ou indígena, é permitida a apresentação de documentos de identificação, como Certidão de Casamento, RG e Carteira de Trabalho.
Atenção: os documentos de todos os integrantes da família também devem ser entregues no momento do cadastro.