Inscrição no Auxílio Brasil (Novo Bolsa Família) será feita pelo CadÚnico

O Auxílio Brasil poderá ficar no lugar do Bolsa Família. Para receber as parcelas, será necessário deixar a inscrição no CadÚnico atualizada.

O governo pretende lançar um novo programa de transferência de renda, que ficou conhecido como Auxílio Brasil. Ele tem o potencial de substituir o Bolsa Família, garantir maior abrangência e reajuste de parcelas médias. No entanto, ainda existem impasses sobre o orçamento destinado para a criação do programa.

continua depois da publicidade
Leia também

De qualquer maneira, é importante já entender como funcionará o processo de inclusão no benefício. O governo já sinalizou que deverá usar o CadÚnico como referência na hora de verificar a lista de beneficiários. Geralmente, os inscritos no Bolsa Família já constam nessa base de dados.

A novidade, por outro lado, diz respeito ao critério mínimo que será levado em consideração: todos os vinculados ao CadÚnico deverão estar com os seus cadastros devidamente atualizados. Isso diminuirá o risco de futura exclusão no Auxílio Brasil devido a informações inconclusivas.

Confirmação de cadastro no Auxílio Brasil

Como o Auxílio Brasil ficará no lugar do Bolsa Família, será necessário que os beneficiários estejam regularizados no Cadastro Único (CadÚnico). Todos os cidadãos, além do mais, terão que atender aos requisitos específicos do novo programa. Os critérios vão ser liberados a partir do lançamento oficial do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Caso o interessado não faça parte do CadÚnico, é possível se registrar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único mais próximo.

No local, o responsável pela família deverá estar com o CPF ou Título de Eleitor próprio, além de um dos seguintes documentos para os demais membros da família:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), para indígenas.

No CRAS ou no posto de atendimento, um funcionário fará todos os procedimentos para registros e, depois, informará a situação.

continua depois da publicidade

Como consultar a inscrição no CadÚnico

Se você já está inscrito no Cadastro Único, é possível consultar seus dados e atualizá-los diretamente pelo aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). Na plataforma, ainda é possível tirar dúvidas a respeito da base de dados.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, conta com um número de telefone gratuito. Basta ligar para 0800 707 2003 de qualquer local do país para sanar eventuais dúvidas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade