Em agosto, o governo federal anunciou a criação do Auxílio Brasil. O novo programa irá substituir o Bolsa Família e incluir novos beneficiários. Sendo assim, confira como fazer, consultar e atualizar a inscrição no Auxílio Brasil (novo Bolsa Família).
- Restituição do Imposto de Renda: Receita abre consulta para o 4º lote; saiba consultar
- Concurso CRMV RO: inscrições prorrogadas; confira as vagas e salários
Vale ressaltar que ainda não foram definidos os valores do novo Bolsa Família. A tendência é que o Auxílio Brasil pague parcelas de R$ 300 mensais. No entanto, o Ministério da Economia está com dificuldades em encontrar os recursos necessários para os repasses.
Como fazer inscrição no auxílio Brasil
Para fazer parte do Auxílio Brasil, o interessado deverá ter um CPF válido, ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e estar em situação de pobreza ou extrema pobreza. Outras regras ainda serão divulgadas se a proposta for aprovada no Congresso Nacional. Portanto, recomenda-se que o interessado ao menos se registre no CadÚnico.
Para isso, basta se deslocar até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único de seu município com o CPF ou Título de Eleitor e um dos seguintes documentos para os demais membros da família:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).
Um funcionário do local recolherá os documentos e fará todo o procedimento legal. Possíveis atualizações podem ser feitas no mesmo local.
Como consultar a inscrição no Cadúnico
Para consultar a inscrição no Cadastro Único, o beneficiário deve seguir um dos seguintes passos:
- Baixar o aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android), informar o login e senha e realizar a consulta;
- Acessar o site de Assistência Social do governo federal. Lá ainda é possível tirar dúvidas e ver diversos detalhes sobre o CadÚnico.