Banheiros pequenos: 7 ideias de decoração para otimizar o espaço

A decoração é uma forma interessante de otimizar o espaço disponível e tornar os ambientes mais convidativos ou aconchegantes. No caso dos banheiros pequenos, é possível aproveitar o ambiente para organizar a disponibilidade de luz e os recursos utilizados por cada pessoa.

Os banheiros pequenos parecem ambientes sem potencial, mas existem 7 ideias de decoração para otimizar o espaço e inclusive fazê-lo parecer maior. Acima de tudo, são técnicas para que o ambiente seja funcional, mas também convidativo ou aconchegante. Sejam os banheiros de visitas ou os pessoais, o importante é aproveitar os recursos disponíveis.

continua depois da publicidade

Ainda que seja difícil transformar o cômodo dentro de suas limitações, é interessante observar as possibilidades disponíveis. Caso prefira, pode-se contratar um especialista em decoração de ambientes ou transformar essa iniciativa em um projeto familiar. Confira a seguir as 7 dicas de decoração para aproveitar os banheiros pequenos:

7 ideias de decoração para banheiros pequenos

1) Utilize espelhos

Os espelhos de diferentes tamanhos podem alterar a percepção dos banheiros pequenos, porque é criada uma sensação de amplitude, em especial nas áreas mais limitadas. Neste caso, é possível usar um espelho grande na região da cuba ou da pia, ou cobrir as portas com espelhos para criar um estilo de painel. No entanto, deve-se definir um perfil de espelho e manter em todo o ambiente.

Além de alterar a perspectiva sobre as dimensões do espaço, o uso dos espelhos cria um ar sofisticado nos banheiros pequenos porque evita os espaços vazios e preenche o cômodo com informações visuais. Acima de tudo, é importante mantê-los sempre limpos para garantir um aspecto bem conservado em todo o cômodo.

continua depois da publicidade

2) Fixe prateleiras nas paredes

Com o espaço limitado, as prateleiras são instrumentos inteligentes para armazenar os itens e verticalizar os banheiros pequenos, evitando um acúmulo de itens no pouco espaço disponível nas bancadas. Além de criar um alívio estético, facilitam na organização, otimizam a funcionalidade do espaço e criam uma ergonomia maior.

Apesar disso, deve-se optar sempre pela praticidade, pois são itens mais funcionais do que estéticos. No entanto, é importante considerar qual estilo de prateleira mais combina com a proposta do ambiente. Ademais, calcule as proporções para que a instalação não atrapalhe na locomoção, limpeza e utilização do banheiro.

continua depois da publicidade

3) Pinte o banheiro de branco

A utilização da cor branca garante uma percepção de aumento dos banheiros pequenos, mas também transforma o cômodo em uma tela para ser pintada com a decoração. Desse modo, é importante aliar a pintura com a disposição dos elementos, a fim de aproveitar os espaços disponíveis de maneira estratégica, funcional e esteticamente agradável.

4) Pense em uma iluminação amarelada

Por definição, uma iluminação suave é ideal para os banheiros, porque ajudam na composição de ambientes acolhedores e voltados para o cuidado pessoal. Em espaços reduzidos, adotar luzes mais quentes e vidros fumês pode alterar a perspectiva do espaço, deixando-o confortável e refinado com a ajuda de uma decoração bem pensada.

Neste contexto, é interessante investir em uma decoração minimalista que utilize de tons neutros para a composição. Em vez de prateleiras abertas, adotar nichos com portas de vidro fumê ou de madeira auxilia na organização sem afetar o visual do espaço.

continua depois da publicidade

5) Não sobrecarregue visualmente

Evite decorar o ambiente com muitos quadros, plantas ou elementos, porque o resultado pode criar um banheiro pequeno e sufocante. Além disso, esses itens tendem a se desgastar mais rapidamente por conta do contato constante com a umidade, mas também dificultam a limpeza e higiene por acumularem resíduos em suas superfícies.

Se possível, tente organizar os itens no ambiente dentro de armários, prateleiras ou caixas que não fiquem à vista. Como consequência, pode-se manter um ambiente organizado e funcional que não sobrecarregue visualmente quem o utiliza.

6) Coloque um revestimento igual no piso e na parede

Aqui, a ideia principal é a sensação de continuidade para fazer com que o espaço pareça mais amplo. Neste caso, considere usar cores sólidas ou materiais como porcelanatos retificados para ampliar o efeito, mas adote rejuntes discretos para facilitar na limpeza. Caso prefira criar um intervalo, considere uma superfície para pintar de maneira distinta e criar um toque de profundidade ao ambiente.

7) Escolha uma cuba adequada

Nos banheiros pequenos, a cuba e a pia ocupam o maior espaço depois do chuveiro. Assim, é interessante considerar as opções esculpidas ou planejadas para aproveitar melhor o ambiente disponível. Em alguns casos, é mais interessante colocar uma prateleira logo abaixo do que adotar uma bancada muito espaçosa, então considere o que fica melhor.

Leia também

você pode gostar também

QI ALTO: Veja 10 formas de elevar a capacidade do seu cérebro

Ao adotar essas 10 formas de elevar a capacidade do seu cérebro, você estará investindo no seu desenvolvimento cognitivo e potencializando suas habilidades intelectuais.

Horóscopo mensal: veja o que junho reserva para cada um dos signos

Sempre fica ligado nas previsões do zodíaco e quer saber quais são as boas novas para junho, concurseiro? Prepare-se para descobrir o que diz o horóscopo mensal.

5 filmes e séries da Netflix que todos precisam assistir pelo menos 1 vez na vida

Está precisando de uma dose extra de inspiração para encarar a rotina de estudos, concurseiro? Então, conheça cinco filmes e séries da Netflix que todo mundo precisa assistir ao menos uma vez.

Como limpar a tela da TV sem estragar? Veja 3 dicas para evitar manchas

São três dicas fáceis, simples e com produtos que você tem em casa, que te ajudarão a limpar a tela da sua TV sem causar estrago ou manchas. Confira.

Vírgula: Quando usar? Guia prático para evitar erros de pontuação

A vírgula é uma das principais pontuações da Língua Portuguesa, mas muitas pessoas possuem dúvidas sobre quando usar. Pensando nisso, existe um guia prático para evitar erros de pontuação e garantir credibilidade ao discurso.

Conheça 5 exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória

Está querendo turbinar ainda mais o seu aprendizado, concurseiro? Então, fique por dentro dos cinco melhores exercícios para ativar e desenvolver a memória.