A autoexplicação é uma das técnicas que podem ser úteis para ajudar o concurseiro a compreender melhor as disciplinas exigidas pelo edital de um disputado certame. Por mais que seja necessário ter bastante foco, disciplina e persistência com os estudos, uma metodologia de aprendizagem adequada pode ser de grande valia.
Essa matéria vai te mostrar como é possível estudar usando a autoexplicação. Continue a leitura até o fim e aumente as suas chances de passar na prova do concurso. Bora lá conferir essa parada.
O que é a autoexplicação?
A autoexplicação é quando o concurseiro explica, com as suas próprias palavras, o conteúdo que acabou de estudar para si mesmo, durante o processo de preparação para as provas de um certame.
Essa estratégia pode turbinar a aprendizagem, já que consegue fazer a mente reter os conteúdos com mais eficiência, ajuda a evitar a curva do esquecimento e, de quebra, faz o concurseiro mesclar novas informações com o conhecimento já existente. Descubra agora como estudar usando este eficiente método.
Explique o assunto estudado para você mesmo em frente ao espelho
Assim que o concurseiro acabar de estudar um determinado assunto, ele deve se valer da autoexplicação. Como? Simples. Feche os livros, fique em frente a um espelho e comece a explicar tudo o que aprendeu para si mesmo. Além de aprimorar a sua capacidade argumentativa, é possível observar a sua expressão facial.
Use o celular para gravar a sua autoexplicação
Outra dica interessante. O concurseiro também pode se valer da tecnologia na hora de aprender. Pegue o seu celular e grave toda a sua explicação a respeito dos conteúdos estudados. Deu aquele branco? Comece a explicar desde o início novamente, para que as informações se fixem ainda mais em seu cérebro. Depois, você pode escutá-la quantas vezes quiser.
Acabou de estudar? Chame um amigo e explique tudo para ele
Assim que você terminar de estudar, chame um amigo e explique tudo o que aprendeu para ele. Ao final da sua autoexplicação, pergunte se a pessoa entendeu tudo. Caso negativo, repita o processo quantas vezes forem necessárias até a plena assimilação do seu ouvinte.