Na busca por uma recolocação no mercado de trabalho, o currículo é considerado o documento mais importante, já que permite à empresa recrutadora ter uma noção da experiência e trajetória do candidato no mundo corporativo. Mas o problema é que tem muita gente por aí que não tem a atenção necessária na hora de elaborar o currículo e acaba não sendo selecionada para o processo seletivo. Por isso, essa matéria selecionou os 10 erros comuns na hora de montar um currículo profissional.
Fique conosco até o fim da leitura para conhecer quais são eles e evite-os, ao máximo. Lembre-se de que o talento que tem um currículo chamativo pode ser selecionado para uma seleção, o que pode ser o primeiro passo para conquistar o emprego dos sonhos. Então, bora lá conferir?
Erros comuns na hora de montar um currículo profissional
1) Não ter um objetivo profissional
Muitos candidatos simplesmente não colocam o seu objetivo profissional no currículo, o que é um erro crasso. Você precisa inserir o cargo e a área que pretende atuar dentro daquela organização. É a partir dele que o recrutador vai conhecer a função do seu interesse. Evite colocar um objetivo genérico demais. O mais recomendado é ser direto e colocar o cargo que almeja, fechado?
2) Mentir sobre formação e experiências anteriores
Outro dos erros comuns na hora de montar um currículo profissional. Muitos candidatos, na ânsia de serem selecionados para uma seleção, costumam mentir a respeito da formação acadêmica ou até mesmo sobre experiências profissionais anteriores. Você jamais deve fazer isso. Lembre-se de que esse embuste pode ser descoberto, caso seja contratado, já que vai precisar comprovar tudo o que informou neste documento. E aí, como fica?
3) Não ter um e-mail profissional
Esse também é um dos erros mais comuns na hora de montar um currículo profissional. E-mails pessoais que tenham apelidos ou palavras que possam manchar a imagem do candidato não são recomendados. O e-mail para uso no ambiente corporativo não deve ser o mesmo que você usa para fins pessoais. Dessa forma, prefira um endereço de correio eletrônico que tenha variações do seu nome e sobrenome.
4) Informar dados desnecessários
RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista (no caso de homens), carteira de habilitação, dentre outros documentos, não precisam constar no currículo, pois só vão ocupar espaço e não interessam o recrutador. O candidato deverá colocar somente informações como o número de telefone ou endereço de e-mail, caso o recrutador decida entrar em contato posteriormente.
5) Listar todos os cursos já feitos
Pensou em erros comuns na hora de montar um currículo profissional? Esse não poderia faltar. Você não precisa incluir todos os cursos extracurriculares já realizados em sua vida. Além de ocupar espaço desnecessariamente, os cursos de curta duração que devem constar nesse documento precisam ter relação com a vaga que pretende disputar. Esse descuido pode passar uma péssima impressão. Atenção para isso, combinado?
6) Erros comuns na hora de montar um currículo profissional: Não observar erros de gramática
Por mais que não pareça, ainda tem muito candidato por aí que não faz uma revisão gramatical no currículo antes de enviá-lo para alguma empresa. Dessa forma, assim que acabar de digitar tudo no computador e formatar o documento, revise-o atentamente para detectar erros de português ou de concordância. Algumas ferramentas como o Google Docs podem te ajudar com essa tarefa.
7) Usar uma linguagem técnica demais
Esse também é outro dos erros comuns na hora de montar um currículo profissional. Milhares de candidatos, especialmente das áreas de Engenharia e Tecnologia, costumam usar um linguajar técnico demais neste documento, o que reduz as chances de compreensão do entrevistador. Por isso, a linguagem usada deve ser clara e de fácil entendimento, independentemente do seu ramo de atuação. Lembre-se de que o recrutador nem sempre tem a mesma formação acadêmica que você.
8) Não se atentar para o tamanho do documento
Você sabia que o tempo médio de leitura de um currículo nos recrutamentos mais disputados é de 45 segundos a um minuto? É verdade. Por isso, aquele candidato que costuma enviar um arquivo com três ou mais páginas, pode ficar na certeza de que ele não será lido até o final. Sendo assim, certifique-se de que o seu currículo tenha, no máximo, duas páginas, fechado?
9) Erros comuns na hora de montar um currículo profissional: Citar hobbies
O seu hobby é tocar guitarra, ler, cozinhar ou praticar meditação nas horas vagas? O recrutador não está interessado em saber nada sobre isso. Dessa forma, não cite quais são os seus hobbies preferidos no currículo, pois eles não têm nada a ver com suas habilidades ou com a vaga em questão. Essas informações pessoais dizem respeito somente a você e não precisam ser compartilhadas com ninguém.
10) Colocar habilidades que não possui
O último dos erros comuns na hora de montar um currículo profissional. O candidato jamais deve inserir habilidades que não possui, seja sobre o domínio de uma determinada ferramenta, idioma ou competência técnica. Alegar que sabe algo que não sabe pode ser constrangedor, caso seja selecionado para a vaga e precise demonstrar tudo aquilo que informou previamente. Lembre-se sempre disso.