Está aí uma curiosidade que geralmente temos em nosso dia a dia, mas acabamos não encontrando resposta por uma série de motivos. É válido ressaltar que o crescimento humano depende de vários fatores, inclusive genética, exercícios físicos, gênero e qualidade do sono.
Sabia disso? Mas é possível definir uma estimativa aproximada da idade em que simplesmente paramos de crescer. Quer dizer, o período em que o crescimento tende a se tornar mais lento ou estagnado. Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o assunto.
Ah, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos e familiares. Até porque conhecimento compartilhado faz bem para todo mundo e cabe em todo lugar. Quanto mais você apreender sobre temas singulares da vida, mais você estará afinando o seu cérebro.
Não há simplesmente nada melhor do que construir conhecimentos com o passar do dias para que o seu repertório permaneça rico e ilimitado. Agora, sem mais delongas, vamos para a resposta da pergunta?
Até qual idade o corpo humano costuma crescer?
Como explicamos anteriormente, o crescimento do corpo humano depende de uma série de fatores, incluindo aqueles relacionados à própria genética. Nós bem sabemos disso. Não existe um padrão de tamanho para homens e mulheres.
Porém, em linhas gerais, as pessoas do gênero masculino tendem a crescer um pouco mais do que as gurias. Vale ressaltar que os homens passam pela puberdade mais tarde do que as mulheres e isso, por si só, já difere o desenvolvimento do tamanho corporal.
Na prática, funciona assim: as pessoas no geral crescem até chegar à puberdade, certo? Os indivíduos do gênero masculino, portanto, costumam aumentar de estatura até os 18 anos de idade, mais ou menos.
Só que, no caso das pessoas do gênero feminino, o processo funciona de maneira relativamente diferente. Elas geralmente crescem em tamanho até dois ou três anos após o período em que a menstrução tem o seu início.
Por isso, a idade em que o crescimento passa a desacelerar vai depender desta condicionante. Algumas param de crescer em estatura já aos 13 anos, enquanto outras ainda conseguem se desenvolver aos 15 ou 16 anos, dependendo da primeira menstruação da pessoa.
Legal saber disso, né? É claro que vale a pena acompanhar todo esse processo com o auxílio de um médico. Assim, ele vai monitorar o seu crescimento com o passar dos anos, identificando anomalias ou formas de melhorar a sua condição física.