Conseguir um empréstimo em bancos pode ser consideravelmente difícil para quem está com o nome sujo. Apesar disso, a Caixa Econômica Federal oferece agora uma opção que permite empréstimos para negativados. Esta é a proposta do Crédito Penhor Caixa, que permite valores de R$ 50 até R$ 100 mil, com o diferencial de não fazer análise do perfil do solicitante.
Contudo, o cliente negativado que deseja conseguir um empréstimo deve entregar ao banco algum item que funcione como garantia de pagamento. O objeto penhorado funcionará como uma balança para definir quanto dinheiro pode ser liberado, e o procedimento pode ser feito em qualquer agência da Caixa que ofereça a linha de crédito.
Como contratar a linha de crédito da Caixa
Os clientes que solicitarem o empréstimo para negativados, ou penhor, devem levar na agência os bens que funcionarão como garantia, bem como documentos de identificação, como RG, CPF e comprovante de residência.
Feito isso, eles devem informar para algum servidor que querem aquela modalidade de empréstimo e, após a análise do objeto, informar o prazo de pagamento e definir demais detalhes do contrato.
Para o penhor, são aceitas joias, relógios de valor, canetas de valor, pratarias, metais e pedras nobres e pérolas verdadeiras. Da mesma forma, também é possível oferecer o saldo do FGTS como garantia de empréstimo. Neste caso, a conta fica com os valores bloqueados até que o contrato seja quitado.
O prazo definido no contrato costuma ser de 180 dias, e no final, os objetos serão devolvidos. Contudo, caso o pagamento não seja realizado em até 30 dias depois do último prazo, os bens do cliente vão a leilão.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Caixa.
Condições especiais de penhor até 29/07
A Caixa ainda oferece algumas condições especiais para clientes que estão com os pagamentos do contrato em atraso até o dia 29 de julho de 2022. Durante este período, o negativado pode renovar, pagar prestações em atraso ou liquidar o contrato de vez com alguns descontos.
Tais descontos recaem exclusivamente em encargos de contratos que possuem mais de 60 dias de atraso, e variam de acordo com as características do processo. Caso o cliente consiga liquidar o contrato, recebe seus bens de volta, já que a dívida foi paga.
Para mais informações, o interessado pode contatar a central de atendimento da Caixa, no número 4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 104 0104, no caso de outras regiões.