Saiba como consultar o número do seu PIS usando apenas o CPF

Para acessar direitos e benefícios profissionais, os trabalhadores da iniciativa privada precisam informar o número do Programa de Interação Social, com consulta online e física.

O Programa de Integração Social (PIS) permite com que os trabalhadores da iniciativa privada tenham acesso aos benefícios trabalhistas e direitos profissionais, como o abono salarial, por exemplo. No geral, para consultar esses valores é necessário ter em mãos o número do PIS, disponível em documentos como contratos de trabalho e na própria carteira de trabalho.

continua depois da publicidade

Entretanto, este número costuma ser utilizado em situações específicas, o que torna comum que ele seja esquecido. Comumente, esse código de identificação é gerado logo no primeiro emprego do profissional, ficando armazenado também nos extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou no Cartão Cidadão. Confira como consultar o número do PIS pelo CPF:

Como consultar o número do PIS através do CPF?

Leia também

Em primeiro lugar, os profissionais podem consultar o número do PIS pelo telefone, entrando em contato com a central de atendimento da Previdência Social no número 135. Neste caso, o atendimento personalizado está disponível de segunda a sábado, entre 7h e 22h. O profissional precisa informar os dados cadastrais e solicitar a informação do número PIS.

Porém, a Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos dos benefícios trabalhistas, também disponibiliza a consulta pelo Caixa Cidadão, no telefone 0800 726 0207. A instituição possui atendimento eletrônico disponível 24h ao longo da semana, mas o atendimento personalizado acontece entre segunda e sexta, das 8h às 21h, assim como aos sábados, entre 10h e 16h.

continua depois da publicidade

Outra forma de consultar o número PIS através do CPF é utilizando os aplicativos. Neste caso, o profissional pode acessar essa informação em um dos contratos registrados na Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

Além disso, como está presente nos extratos de pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, os trabalhadores também podem acessar pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Em contrapartida, pode-se consultar o número PIS diretamente pelo aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Por fim, a consulta também está disponível pela internet, diretamente no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais. Neste caso, é necessário clicar na aba “Cidadão” e preencher a inscrição no canto superior esquerdo do menu. Feito isso, selecione a opção “Filiado” e preencha os dados da mesma forma com que constam na carteira de trabalho e clique em “Continuar”.

continua depois da publicidade

Se os dados estiverem corretos, uma mensagem aparecerá na tela em vermelho confirmando que os dados estão inscritos na base de dados do sistema e informando o número do PIS.

Outra alternativa é consultar essa informação no site da Caixa e no portal do Meu INSS. Em ambos casos, é necessário que o profissional apresente as informações pessoais, e também alguns dados presentes na carteira de trabalho para realizar o cadastro. Posteriormente, basta realizar o login para encontrar essas informações no campo do usuário.

Leia também

Concursos em sua
cidade