Muitos cidadãos estão atualmente com o nome negativado junto aos órgãos de restrição de crédito. A maior parte dessa negativação vem de dívidas de cartão de crédito, além de empréstimos pessoais. Quando o cliente não faz o pagamento na data correta do vencimento, o CPF pode acabar restrito.
Com a inflação em alta e o desemprego subindo no país, a população vem experimentando as contas atrasarem e, inclusive, faltar o básico na mesa. Por isso, acabam excedendo os limites de compra em cartões de crédito, solicitam empréstimos bancários com altas taxas de juros e até se desfazem de objetos para conseguirem sobreviver.
CPF negativado: veja como fazer uma consulta gratuita
Antes de ser encaminhado aos órgãos de restrição de crédito, a empresa precisa notificar o cliente sobre a dívida por e-mail, telefone ou carta. Além disso, segundo lei do consumidor, o aviso precisa informar a data em que o nome será enviado ao SPC/Serasa.
Contudo, nem todos os cidadãos ficam sabendo quando o nome é negativado. Assim, caso queira realizar a consulta pela internet, entre num site especializado em proteção ao crédito. A consulta pode ser realizada, por exemplo, pelo site da Serasa, seguindo o passo a passo do endereço eletrônico.
- Acesse o portal da Serasa;
- Depois, clique em “Consultar CPF grátis”;
- Acesse a plataforma com login e senha. Caso não tenha crie uma conta;
- Para finalizar, clique em “Meu CPF” e verifique se há pendências.
Também é possível fazer uma consulta por meio do SPC Brasil, site ou aplicativo. Confira:
- Site do SPC Brasil;
- Pelo aplicativo para celular, disponível para download na Google Play e na Apple Store.
Também há possibilidade de realizar uma consulta no site do Boa Vista SCPC. É possível baixar o aplicativo para celular, disponível para download na Google Play e na Apple Store.
CPF negativado: como regularizar a situação?
Caso identifique que o nome está sujo em alguma instituição, acesse o site da Serasa e confira as possibilidades de negociação.
Além disso, de maneira contínua, a empresa faz feirões de renegociação dos débitos com muitos descontos. Caso você não localize a empresa onde consta seu débito, entre em contato diretamente com ela para renegociar a dívida.