O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começará a ser emitido a partir de 1° de junho de 2022, à medida que os motoristas forem renovando ou obtendo a segunda via. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas, afinal de contas, a nova CNH será obrigatória para todos?
Segundo o Contran, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. O documento poderá ser apresentado em meios físico, digital ou ambos. De acordo com a decisão, a troca ficará a critério do condutor.
Nova CNH começa a ser emitida em junho
A nova CNH tem cores verde e amarela e possui uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna será a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele veículo.
O documento também vai sinalizar se o condutor tem somente permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou CNH definitiva, com o uso de “D”. O modelo vai mostrar ainda se o condutor utiliza o documento para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.
A nova CNH manterá o QR Code, que já está disponível nos documentos desde o ano de 2017. Assim, o código continua armazenando todas as informações do documento.
Quando vou pegar a nova CNH?
O documento divulgado define que a expedição da nova CNH será realizada quando o motorista:
- Tiver permissão de direção nas categorias “A”, “B” ou “A e B”, com validade de um ano;
- Trocar o documento provisório por um definitivo;
- Adicionar uma nova categoria de direção;
- Pedir segunda via do documento;
- For reabilitado;
- Tiver necessidade de alterar algum dos dados impressos;
- Houver substituição de habilitação estrangeira.
Além disso, é importante ressaltar que quem não se encaixar nas situações acima deverá aguardar a data de renovação.