O CPF negativado é uma condição extremamente prejudicial à vida financeira do cidadão. Com o nome sujo, o cliente não consegue abrir contas, solicitar cartão de crédito, financiamento ou empréstimos. Por isso, antes de fazer alguma dessas solicitações, veja seu o seu CPF está negativado.
As pessoas podem ter o nome sujo caso deixem de pagar uma conta ou compra, fazendo com que a dívida fique em aberto. Por isso, é sempre bom estar atento, pois o cliente pode estar com débitos e não sabe.
De acordo com a Serasa, atualmente, existem cerca de 62,5 milhões de brasileiros com o CPF em restrição. Isso soma uma quantia próxima a R$ 249 bilhões.
CPF negativado: veja como consultar
Quando o cliente está com pagamento atrasado, a empresa precisa notificá-lo sobre a dívida. De acordo com a lei do consumidor, o aviso deve informar a data em que o nome será enviado ao SPC/Serasa.
No entanto, nem todos ficam sabendo quando está com nome sujo. Para saber a situação pela internet, é preciso entrar num site especializado em proteção ao crédito. A consulta pode ser realizada pelo portal da Serasa, seguindo os passos abaixo:
- Nessa plataforma, clique em “Consultar CPF grátis”;
- Informe o número do CPF, clique em “continuar” e depois informe a senha. Se não houver cadastro no site, clique no link “cadastre-se para abrir uma conta”;
- Depois, clique em “Meu CPF” e veja se está ou não com o CPF negativado.
CPF negativado: o que fazer para “limpar” o CPF
Se, na plataforma da Serasa, você identificar essa situação, veja no próprio as opções de negociação. A Serasa inclusive está com feirão de renegociação.
Caso você não localize a empresa que está devendo, entre em contato diretamente com ela para negociar o pagamento. Para quem já está com o CPF negativado, em muitos casos, são dados descontos visando a quitação da dívida.