Motoristas de todo o Brasil já têm acesso à versão virtual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde 2017. O documento eletrônico é oficial e tem o mesmo valor que o físico, com alguns benefícios a mais. Por exemplo, a CNH Digital permite que os condutores vejam se há infrações no seu nome.
Outra vantagem da carteira de motorista é que ela estará sempre em mãos, sendo aberta no celular. Por exemplo, em caso de ser parado em blitz, o condutor poderá apresentar a versão digital. O documento tem um aplicativo próprio, mas também pode ser acessada pelo portal da Receita Federal.
Como obter a CNH Digital pelo app
O interessado em ter o documento virtual precisa ter a versão impressa ainda válida. Ou seja, se a licença de direção já venceu, é preciso fazer a renovação antes de acessar a CNH Digital. Veja quais são os passos:
- Baixe aplicativo oficial no seu celular (Android e iOS);
- Faça login com a conta do Gov.BR. Para quem ainda não é registrado, é possível realizar cadastro na mesma hora gratuitamente;
- Depois disso, vá na área de registrar habilitação;
- Aponte a câmera do seu celular para o QR Code localizado atrás da CNH impressa e Faça a leitura;
- Cadastro seu CEP no Detran do seu estado.
Como ter a CNH Digital pela Receita Federal
A outra maneira de obter a versão da carteira de motorista no celular é no aplicativo da Receita Federal (Android e iOS). Com a plataforma em mãos, siga as instruções:
- Informe o número do CPF e data de nascimento e clique em “Próximo”;
- Marque a caixa de termos e condições e clique em “Aceitar”;
- Faça a prova de vida no aplicativo, realizando a biometria do rosto;
- Crie um PIN de quatro dígitos para ser a sua senha de acesso ao aplicativo;
- Clique na opção da CNH para abrir o documento.
Principais funções da CNH Digital
Com o documento eletrônico cadastrado, o condutor pode acessar uma série de funções especiais e obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e). Entre as principais ferramentas disponíveis na CNH Digital, estão:
- Alerta de recall: notificações sobre defeitos no automóvel, falhas que podem causar acidentes, risco de não poder ser feito reparo e canais de atendimento da empresa responsável pelo veículo;
- Consulta de multas: é possível verificar quais são as infrações cometidas e até realizar o pagamento das mesmas;
- Indicar condutores: pelo aplicativo, é possível registrar o motorista principal do veículo, mesmo que este seja diferente do dono do automóvel. Nesse caso, o condutor também precisa ter o aplicativo baixado e concordar com o procedimento.