Quem tem CNH impressa precisa pagar para obter a versão digital?

Não há cobrança de taxa para acessar a versão digital, mas valores adicionais podem ser cobrados pelo Detran, com variações de acordo com cada Estado.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conhecida popularmente como carteira de motorista, é o documento oficial de identificação para condutores de qualquer tipo de veículo terrestre. Desse modo, contém informações como imagem, filiação, data de nascimento, CPF e número de identificação do condutor no sistema nacional.

continua depois da publicidade

Com versão digital disponível desde 2017, a CNH Digital pode ser acessada através do aplicativo, com download gratuito para Android e iOS.

A partir do software, todas as informações relacionadas à condução, ou seja, tanto a CNH quanto o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ficam dispostos em um só lugar.

O aplicativo oferece a possibilidade de acessar essas informações a qualquer momento, além de poder enviá-las através do menu de funcionalidades, dessa forma, é mais segura, portátil, econômica e eficiente aos condutores.

continua depois da publicidade
Leia também

Para garantir a segurança, a versão digital conta ainda com um QR Code e assinatura digital, dando caráter jurídico ao documento.

Para os usuários que possuem a CNH impressa, não é necessário pagar pela versão digital, pois não há taxa para solicitação. No entanto, a cobrança de taxas fica a cargo do Detran, sendo cabível alterações de acordo com cada Estado.

Ademais, no caso de renovações do documento, há cobrança da taxa usual, estabelecida pela região emissora da CNH.

continua depois da publicidade

Como se cadastrar para acessar a CNH Digital

Para realizar o cadastro, é preciso que a CNH impressa tenha um QR Code, pois assim é possível obter o Certificado Digital (e-CPF). Caso seu documento não possua essas informações, solicite a 2ª via ou procure a unidade do Detran para fazer o cadastro no e-CPF.

Posteriormente, realize seu cadastro no site do Denatran para obter um e-mail de ativação. Nessa etapa, é preciso confirmar a conta através do login, que utiliza do seu CPF e de uma senha forte.

Quando acessar a plataforma do Denatran, preencha seus dados na área “Usuário”, inserindo tanto os dados na sua CNH impressa quanto as demais informações.

continua depois da publicidade

Por fim, abra o aplicativo da CNH Digital baixado no seu celular, realize seu login usando os dados cadastrados no site do Denatran e utilize as funcionalidades do aplicativo.

No geral, a conexão com internet é necessária para incluir os documentos, mas tanto a CNH quanto o CRLV Digital ficam disponíveis off-line, mediante acesso com a senha.

Funcionalidades do aplicativo

Através da CNH Digital, o condutor pode acessar os documentos básicos, apresentando-os em caso de blitz ou para identificação civil. Além disso, o aplicativo permite consulta aos recalls do automóvel, notificações sobre o vencimento do documento, renovação do veículo e até consulta das infrações ligadas ao veículo e ao motorista.

No caso do recall, é possível ativar as notificações com informações detalhadas sobre o estado do veículo. Ademais, a plataforma oferece orientações para o atendimento dessas falhas, indicando canais de atendimento da empresa responsável, juntamente de um guia para cuidados com o veículo.

Leia também

Concursos em sua
cidade