Já é possível consultar documento de habilitação via internet, que é a CNH Digital. O documento pode ser acessado por aplicativo próprio ou pela plataforma da Receita Federal. Após liberar o documento, a Carteira Digital de Trânsito poderá ser acessada sem internet.
O documento digital acaba sendo mais útil, fácil e prático, pois pode ser apresentado em casos de blitz, por exemplo, já que é oficial.
Carteira Digital de Trânsito: acesso sem internet
A conexão com a internet será necessária apenas no momento de inclusão dos documentos solicitados. Após isso, tanto a CRLV Digital quanto à CNH Digital estarão disponíveis para acesso de forma off-line, e será preciso desbloquear apenas com uma senha cadastrada. Isso é importante, já que nas estradas o sinal de celular costuma não funcionar direito.
A Carteira Digital de Trânsito será aceita como documento oficial, conforme Portaria da Senatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. Caso o agente, durante alguma blitz, se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no Órgão de Trânsito em que o profissional é lotado ou ainda na própria Senatran e/ou nas ouvidorias.
Como obter e acessar a versão digital?
Para gerar o documento digital, será preciso ter a versão impressa em mãos ainda no prazo de validade. No verso do documento, existe um QR Code que será validado por meio do aplicativo. Para ter acesso à CNH digital, será preciso seguir o passo a passo:
- Baixe o aplicativo oficial em seu celular (Android e iOS);
- Depois, faça login por meio da sua conta do Gov.BR. Caso ainda não possua, poderá criar uma conta nova gratuitamente;
- Após acessar o aplicativo, clique em registrar habilitação;
- Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e faça a leitura;
- Depois, realize cadastro do CEP do motorista registrado no Detran do seu estado.