O seguro-desemprego é um benefício garantido por meio da Seguridade Social, objetivando oferecer assistência financeira temporária ao trabalhador que é demitido sem justa causa.
O valor pode ser pago em três, quatro ou cinco parcelas, dependendo da quantidade de vezes que o benefício foi solicitado e também do período trabalhado. Veja, a seguir, como funciona o seguro-desemprego em 2022.
Quem tem direito?
O perfil para solicitar o seguro-desemprego é: ter sido demitido sem justa causa. As demais exigências são as seguintes:
- Não ter uma renda própria que garanta sua manutenção e de sua família;
- Que tenham recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, nos períodos de: pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data de dispensa, em caso de primeira solicitação; pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data de dispensa, em caso de segunda solicitação; ou cada um dos seis meses anteriores à data de dispensa, nas demais solicitações;
- Que não recebem benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, auxílio suplementar ou do abono de permanência em serviço.
Ao ser demitido sem justa causa, a empresa deverá conceder ao trabalhador o Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego. Ele é fundamental para dar entrada com o pedido.
Como solicitar o seguro-desemprego em 2022?
Na internet, o interessado deverá seguir os seguintes passos:
- Acesse o portal de serviços do governo federal e realize o login;
- Em seguida, em pesquisa, digite “Solicitar Seguro-desemprego” e dê “Enter”;
- Clique na opção “Solicitar Seguro-desemprego”;
- Faça cadastro, mas caso já possua poderá seguir com a solicitação;
- Clique na opção “Solicitar Seguro-desemprego”.
Com o documento emitido pela empresa em mãos, digite o número do requerimento e clique em “localizar”. Confira todas as informações e leia as regras. Em seguida, clique em “Concordar”.
Aparecerá uma tela pedindo a confirmação do benefício. Depois, vai aparecer a seguinte mensagem: “Solicitação do benefício realizada com sucesso”. A partir de então, será possível acompanhar a solicitação pela internet ou pelo aplicativo para celular. Também será disponibilizado o valor e quantidade das parcelas.
O seguro-desemprego pode ser solicitado também por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS), de forma presencial na Superintendência do Trabalho da região em que se encontra, através de e-mail ou no telefone 158.