O Cadastro Único do governo federal funciona como uma base de dados que reúne informações das famílias de baixa renda de todo o território nacional. A partir da inscrição, muitos brasileiros são inseridos em programas sociais, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás e Casa Verde e Amarela. Emissão do comprovante de inscrição pode ser gerada de forma presencial ou eletrônica. Dessa forma, veja como emitir comprovante de inscrição junto ao CadÚnico.
O comprovante solicitado terá informações correspondentes a até 45 dias antes da data da solicitação. As informações que constam no comprovante são:
- Datas de cadastramento e da última atualização cadastral;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- NIS correspondente a cada um dos integrantes da família e do Responsável Familiar (RF);
- Grau de parentesco entre os integrantes da família com o responsável.
Como emitir seu comprovante de inscrição no CadÚnico?
É possível emitir o comprovante via internet ou de forma presencial. Para isso, siga os seguintes passos:
Solicitação via internet
Os interessados devem acessar o endereço eletrônico do Meu CadÚnico ou o aplicativo “Meu CadÚnico” (GooglePlay e Apple Store) e colocar as informações solicitadas.
As informações necessárias para consulta são o nome completo, nome da mãe, data de nascimento e estado e município onde foi realizada a inscrição no Cadastro Único. O comprovante será emitido de forma imediata.
Solicitação presencial
Será preciso comparecer ao local responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família no seu município. Caso não saiba onde fica, procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa. Em muitas cidades, o CRAS é responsável pelo cadastramento das famílias no Cadastro Único e emissão do comprovante de cadastramento.
As informações necessárias para consulta são o nome completo, nome da mãe, data de nascimento e estado e município onde foi realizada a inscrição no Cadastro Único.
Como fazer a inscrição?
Os registros devem ser solicitados, apenas de forma presencial, em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O interessado deverá apresentar o CPF ou Título de Eleitor. Além disso, o governo exige que ao menos um documento de cada componente familiar seja apresentado.
Nos casos dos familiares, serão aceitos um dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena.