A Caixa Econômica Federal oferece empréstimo especial para negativados. A linha de crédito permite que o trabalhador consiga até R$ 100 mil. No entanto, o financiamento requer que o solicitante deixe algum bem de valor penhorado no banco. Esse item serve como uma garantia do pagamento.
- 23,5 milhões estão esquecidos no PIS/Pasep; veja quem pode sacar
- 14º salário do INSS será pago a partir de março? Veja o que se sabe
Como funciona o empréstimo para negativados da Caixa
Diferentemente de outros sistemas de crédito, o empréstimo da Caixa para negativados não faz uma análise no histórico do interessado. Dessa forma, qualquer pessoa pode obter o dinheiro. A instituição financeira afirma que o público focal são as pessoas com nome sujo.
Com o crédito, elas podem quitar suas dívidas, por exemplo. A quantia contratada depende do valor do objeto a ser penhorado. Podem ser entregues ao banco:
- Relógios;
- Joias;
- Pratarias;
- Canetas de primeira linha;
- Saldo do FGTS (nesse caso, os valores da conta do Fundo ficam bloqueados).
Como obter o empréstimo da Caixa para negativados
A solicitação da linha de crédito é realizada presencialmente em uma agência da Caixa. Se você está interessado em obter o empréstimo para negativados em quantias de até R$ 100 mil, siga o passo a passo:
- Verifique no site do banco quais as unidades oferecem o financiamento especial;
- Reúna seus documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e o objeto a ser penhorado;
- Vá a uma agência da Caixa e informe ao servidor que quer contratar a modalidade Crédito Penhor;
- Entregue o objeto para avaliação;
- Defina as condições, parcelas e valores junto com o servidor;
- Assine o contrato.
Assim que o financiamento é aprovado, os valores são depositados na conta do trabalhador e o item retido pelo banco. Esse fica guardado até o solicitante termine de pagar todas as parcelas do empréstimo. Ao final, é possível resgatar o objeto ou solicitar mais crédito.
Dúvidas podem ser sanadas entrando em contato com a Central de atendimento da Caixa pelos telefones 4004 0104 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 104 0104 (Demais Regiões).