O Cadastro de Pessoa Física é um documento de extrema importância. Por meio dele, você conseguir abrir contas em instituições financeiras, solicitar empréstimos e realizar negociações. Por isso, veja a seguir como verificar se o seu CPF está sendo usado por desconhecidos.
De acordo com informações da Serasa, o setor de telefonia foi o que mais registrou tentativas de fraude no ano passado. Esse é o passo inicial. Pois, a partir da conta de telefone, o golpista fica com comprovante de residência. E, assim, pode realizar abertura de contas em bancos e solicitar cartões de crédito e empréstimos.
CPF está sendo usado por desconhecidos?
Para fazer essa análise, confira duas opções distintas:
Plataforma Registrato
Por meio da plataforma Registrato, criada pelo Banco Central que reúne os dados bancários no país, é possível realizar a consulta de informações sobre contas, movimentações e dívidas a partir do seu CPF.
Por meio deste endereço eletrônico, você terá acesso a:
- Contas que estão abertas em bancos com seu CPF;
- Dívidas ativas em seu nome;
- Dívidas que já foram quitadas;
- Remessas de dinheiro para fora do país;
- Outras movimentações financeiras em geral.
Para realizar essa verificação junto à plataforma Registrato, do Banco Central, o interessado precisa possuir uma conta no site gov.com.
Serasa
A outra opção disponível é por meio do site da Serasa, onde terá acesso às movimentações que são realizadas em seu nome.
Além disso, poderá habilitar a ferramenta desenvolvida pela própria Serasa, que envia notificações em algumas situações de uso do seu CPF:
- Consulta do documento no momento em que uma compra é realizada;
- Na solicitação de empréstimo;
- Quando usarem o referido documento para abertura de uma nova empresa;
- Quando seu nome for encaminhado para lista de negativados;
- Quando o CPF for negativado;
- Quando o nome sair da lista de negativados.