Com a modernização dos meios de comunicação e até de setores públicos, agora é possível consultar documentos via internet, como a CNH Digital. O documento pode ser acessado por meio de aplicativo próprio ou pela plataforma da Receita Federal. Veja, a seguir, como obter e acessar o documento pelo celular.
Dessa forma, o motorista poderá acessar a Carteira Nacional de Habilitação diretamente por meio do celular. O documento nesse formato acaba sendo muito útil e de fácil acesso, pois pode ser apresentado em casos de blitz, por exemplo, já que é oficial.
Como obter e acessar a CNH digital?
Para gerar a versão digital da sua carteira de motorista, será preciso ter a versão impressa em mãos ainda dentro do prazo de validade. No verso do documento, há um QR Code que será validado no aplicativo. Para o motorista ter acesso à CNH digital, será preciso seguir os seguintes passos:
- Faça o download do aplicativo oficial no seu celular (Android e iOS);
- Faça login por meio de conta do Gov.BR. Quem ainda não tiver registro, pode criar uma conta nova gratuitamente;
- Depois de acessar o aplicativo, clique na parte de registrar habilitação;
- Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e fazer a leitura;
- Depois, faça cadastro do CEP do motorista registrado no Detran do seu estado.
Quem optar por acessar a CNH digital por meio do aplicativo da Receita Federal, por sua vez, deverá seguir os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo por meio do seu celular;
- Informar o número do CPF e data de nascimento. Depois, selecione a opção “Próximo”;
- Marque a caixa de termos e condições e selecione a opção “Aceitar”;
- Realize a sua prova de vida no aplicativo por meio da biometria do rosto;
- Crie um PIN de quatro dígitos que servirá como senha de acesso ao aplicativo;
- Por fim, clique na opção da CNH para abrir o documento.
Prazo de renovação do documento
Após as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem tirar o novo documento em 2022, e tiver até 50 anos, terá uma CNH com validade de 10 anos. Para condutores que tenham idade entre 50 e 70 anos a validade será de cinco anos.
Para os motoristas que possuem acima dos 70 anos o prazo será de três anos. O Detran do referido estado será responsável por enviar notificação informando sobre o vencimento, com 30 dias de antecedência do fim da validade do documento.
Além disso, os motoristas serão obrigados a quitarem todos os débitos que tiverem, sejam relacionados aos veículos em seu nome ou dos próprios condutores.