A pandemia fez com que muitos brasileiros ficassem endividados ou não conseguissem honrar seus compromissos. Por isso, o Serasa criou uma opção para que os débitos fossem renegociados em até 12 vezes. Veja como funciona o Serasa Limpa Nome.
Vale lembrar que, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e turismo (CNC) divulgou um levantamento no qual apontou que 76,3% das famílias brasileiras estavam endividadas em dezembro de 2021. Esse foi o maior registro já feito pela CNC.
Serasa Limpa Nome: como renegociar a dívida
Antes de renegociar a dívida, é preciso que o consumidor saiba o quanto está devendo e para quais empresas. Cheques sem fundo, falências e protestos não podem ser negociados. Sendo assim, siga os passos abaixo:
- Entre no site do Serasa Limpa Nome;
- Digite seu CPF e entre na conta da Serasa;
- Caso você não tenha uma conta, basta criar uma nova com seus dos pessoais. O processo é gratuito.
O Serasa Limpa Nome somente negocia dívidas com empresas parceiras. Entre elas, estão o Itaú, Banco do Brasil, Bradesco Claro, Oi, Vivo, Tim, Renner, Crefisa, Algar, Zema, Novo Mundo, etc. No próprio site do Serasa Limpa Nome, está a lista completa.
Depois de verificar a dívida e a empresa, veja o que fazer:
- Vá na opção de renegociar a dívida;
- Uma nova página contendo as condições, quantidade de parcelas e valores aparecerá;
- Se a pessoa concordar, é só ir no botão de aceitar;
- Um boleto será gerado para cada parcela da dívida. É necessário quitar dentro do prazo acordado.
Depois que o consumidor pagar a dívida, o CPF será limpo em até cinco dias úteis. Caso isso não ocorra, a Serasa recomenda que o indivíduo entre em contato com a empresa com a qual o débito foi quitado.