Novo golpe do WhatsApp promete saque de dinheiro esquecido; entenda

Novo golpe no WhatsApp leva vítimas a clicarem num link pelo qual, supostamente, é possível consultar valores para saque em contas antigas.

Cibercriminosos se aproveitaram de uma novidade do Banco Central (BC) para aplicar um golpe pelo WhatsApp. Recentemente, o BC lançou uma ferramenta para correntistas consultarem valores esquecidos em contas fechadas. No entanto, pelo alto número de acessos, a plataforma caiu e só voltará a funcionar na segunda-feira (14/02).

continua depois da publicidade

A partir disso, fraudadores começaram a usar termos e elementos visuais semelhantes aos do Banco Central para realizar furtos pela internet. A palavra-chave que possibilita o engano de várias pessoas é “Registrato”, o nome da ferramenta do BC.

A pesquisa resulta em seis sites diferentes com táticas similares para fraudes. A palavra em questão é usada também no novo golpe do WhatsApp para confundir as vítimas e fazer com que elas tenham suas informações bancárias roubadas.

Leia também

Como funciona o novo golpe do WhatsApp

Os golpistas enviam uma mensagem pelo chat online informando sobre o saque de recursos esquecidos. Junto com o texto, há um link que supostamente leva o usuário para uma consulta de valores. Ao clicar nesse site falso, o dispositivo é infectado com um vírus que dá acesso aos dados da vítima.

continua depois da publicidade

Então, os cibercriminosos usam isso como forma de convencer a pessoa a enviar uma quantia de dinheiro. Parte da mensagem do novo golpe do WhatsApp diz “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via Pix, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram!”.

Fique atento às fraudes na internet

É necessário ter bastante atenção com mensagens, e-mails e telefonemas de contatos desconhecidos. Existem algumas formas de você evitar o novo golpe do WhatsApp e outras fraudes. Veja:

  • Nunca compartilhe dados, senhas, códigos por mensagem ou ligação;
  • Nunca clique em links desconhecidos ou baixe aplicativos que você desconheça;
  • Antes de aceitar essas “promoções”, pesquise no Google e em sites que analisam fraudes para verificar se a mensagem é real;
  • No caso do WhatsApp, mantenha o aplicativo sempre atualizado e ative a verificação em duas etapas. Dessa forma, o golpista não consegue acessa o chat em outro dispositivo;
  • Caso a mensagem venha do seu banco, antes de tomar qualquer atitude, entre em contato com o seu gerente para confirmar a procedência.
Leia também

Concursos em sua
cidade