Quem possui algum automóvel registrado em seu nome deve pagar anualmente o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). O pagamento dessa taxa pode ser feito todo em uma só vez à vista ou dividida em parcelas. Os proprietários do estado de São Paulo já podem conferir o valor do imposto pela internet e rede bancária.
As consultas podem ser realizadas junto aos terminais de autoatendimento, no internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos. Para isso, o dono do veículo precisa informar o número do Renavam.
Também será possível conferir o valor do imposto no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, utilizando o número do Renavam e a placa do seu veículo.
IPVA 2022: como verificar o valor do imposto?
Confira algumas opções para verificar o valor do imposto, por estado:
- Alagoas: site da Sefaz AL;
- Amazonas: site da Sefaz AM;
- Bahia: no site da Sefaz BA;
- Distrito Federal: site da Sefaz DF;
- Espírito Santo: site da Sefaz ES;
- Maranhão: no site da Sefaz MA;
- Minas Gerais: no site da Sefaz MG;
- Paraíba: no site da Sefaz PB;
- Rio de Janeiro: site da Sefaz RJ;
- Tocantins: no site da Sefaz TO.
Vale destacar que, em algumas situações, os donos dos veículos possuem isenção sobre o imposto. As regras variam conforme o modelo e ano do automóvel, além do estado da federação em que está registrado.
IPVA 2022: quais as opções de pagamento?
O imposto é cobrado todos os anos, logo nos primeiros meses e cada condutor deve verificar qual é a melhor forma de arcar com o débito. Para quitar o IPVA 2022, o dono do veículo deverá escolher entre uma das duas maneiras abaixo:
- Cota única no mês de fevereiro, com 5% de desconto;
- Parcelado em cinco vezes, podendo receber 5% de desconto dependendo da placa.
É importante ressaltar ainda que quem adquiriu veículo 0km tem direito a desconto de 3% até o quinto dia após a cobrança no caso de pagamento à vista. A redução desse valor, no entanto, não é destinado para quem optar por parcelamento.