As transferências via Pix já somam operações do que os demais sistemas de transferências bancárias. De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 85% dos usuários aprovam a transação instantânea. Mas a ferramenta deve trazer algumas novidades para 2022.
Novas funções do Pix
Em 2021, o Banco Central lançou o Pix Saque e o Pix Troco, possibilitando saques em dinheiro sem a necessidade de ir a uma agência bancária. Os usuários podem fazer a retirada de valores em estabelecimentos comerciais que tenham adotado o sistema. Para 2022, quatro novas funções devem começar a valer:
- Validação de identidade: envio de Pix no valor de R$ 0,01 para confirmar a identidade na hora de fazer um cadastro, por exemplo. A transferência será equivalente a uma assinatura;
- Crédito sem cartão: o sistema servirá como um cartão de crédito, mas sem anuidades e taxas. Num aplicativo, o usuário terá um limite de gastos que poderá ser utilizado por meio do Pix. Ou seja, a pessoa poderá fazer compras, por exemplo, e pagar com a transferência instantânea enquanto ainda houver limite;
- Ferramenta de cobrança: uso de QR Code com valores personalizados para cobrar pagamentos via meios de comunicação. O cobrador envia o código por meio do WhatsApp, SMS e e-mail para o pagador;
- Boleto híbrido: dentro dos boletos bancários virá o Pix acoplado, assim o usuário poderá decidir como fará o pagamento.
Outras funções anunciadas pelo Banco Central
Anteriormente, o Banco Central já havia divulgado outras possíveis operações a serem lançadas nesse ano. Veja quais são as outras modalidades de Pix:
- Garantido: usuários poderão fazer parcelamentos e agendamentos;
- Aproximação: pagamentos poderão ser feitos aproximando o celular da maquininha de cartões;
- Débito automático: colocar contas em débito automático via Pix;
- Offline: ainda em análise, a função pode permitir as transações sem que o celular esteja conectado à internet;
- Internacional: ainda em negociação, o Banco Central está analisando a possibilidade de realizar Pix para contas de outros países.