O Pix é o método de movimentação financeira mais utilizado no país. Por esse motivo, o Banco Central (BC) divulgou que o sistema pode ter novas funções em breve, com expectativa de lançamento do Pix Crédito.
O projeto foi selecionado para compor o sandbox regulatório, um ambiente de inovações, do Banco Central, que será encabeçado pelo Itaucard.
Nova função Pix Crédito
Ainda não há, contudo, maiores detalhes sobre a estratégia, mas ela pode representar um passo importante para a utilização do meio de pagamento instantâneo. Atualmente, as transações do Pix são debitadas em tempo real da conta corrente, o que na prática representa uma operação semelhante ao cartão de débito.
Duas novidades foram implementadas no final do ano passado. A primeira novidade foi o Pix Troco, que serve para que a pessoa pegue dinheiro em espécie. Isso no local onde fez compra.
Já o Pix Saque não precisa que o cliente faça compra no local. Ela pode transferir o dinheiro para a empresa e depois receber o valor em espécie, como se fosse um saque em um caixa eletrônico do seu banco.
Sobre o Pix
O Pix foi criado com para ser um método de pagamento bastante amplo e inserido no avanço tecnológico mundial. Dessa forma, transferências realizadas por TED, cartão, boleto e outras, podem ser realizados apenas com o Pix.
Pouco mais de um ano após seu lançamento, dados apontam que o Pix se tornou a preferência nacional, ultrapassando a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) em número de transações.
Com o Pix, os usuários podem, dentre outras operações:
- Realizar transferências em poucos segundos;
- Realizar transferência de forma gratuita para pessoa física.