Quem tem o nome negativado não pode solicitar empréstimos e financiamentos de instituições financeiras. Isso porque esses créditos levam em consideração o histórico de pagamentos da pessoa. Aquelas que têm o CPF restrito pelos órgãos de proteção ao crédito possuem dívidas em aberto, sendo este um ponto negativo na análise realizada pelo banco.
No entanto, existem algumas alternativas. Algumas instituições e órgãos oferecem empréstimos especiais para quem está com o “nome sujo”. Essas ofertas costumam contar com condições especiais. Dessa forma, os trabalhadores negativados podem quitar os débitos e tirar as restrições. Veja três opções para quem está nessa situação:
1. Serasa eCred
A Serasa tem uma linha de crédito especial para quem está com o CPF negativado. O Serasa eCred é um empréstimo contratado de forma 100% digital, ou seja, pela internet. A solicitação deve ser feita pelo site ou app do órgão:
- Faça o login, informando CPF e senha (ou crie um cadastro rápido);
- Clique em “Simule grátis”;
- Informe todos os dados pedidos;
- Selecione “Empréstimo”;
- Escolha a oferta ideal e clique em “Enviar documentos”;
- Faça o upload de documento oficial com foto e comprovantes de renda e de endereço.
Assim que você finalizar os passos, o pedido será analisado e chegará uma notificação informando sobre a aprovação.
2. Banco PAN
O Banco PAN oferece três tipos de empréstimos para quem tá com o nome sujo:
- Crédito consignado: as parcelas são descontadas mensalmente do salário do trabalhador e não é feita análise nos órgãos de proteção ao crédito. Além disso, as taxas são menores do que um empréstimo pessoal;
- Empréstimo pessoal com garantia: o contratante coloca um bem como garantia do pagamento do crédito, num sistema similar ao de penhora;
- Empréstimo pessoa sem garantia: esse é o menos vantajoso, por ter taxas mais caras. A cobrança mais alta se dá pelo fato de que o banco considera que a pessoa negativada pode não conseguir arcar com o financiamento.
3. Crefisa
A Crefisa oferece empréstimo pessoal para negativados, com contratação online. O crédito é feito por meio de antecipação da restituição do Imposto de Renda, adiantamento do 13° salário, cartão pré-pago ou cartão magnético. O programa contempla:
- Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais;
- Beneficiários do INSS (Aposentados e Pensionistas);
- Beneficiários de Fundo de Previdência Privada; e
- Celetistas de Empresas de Economia Mista.
O empréstimo é liberado após análise do perfil e documentação do solicitante. Vale ressaltar que quem não comprovar renda não pode obter o dinheiro.