As canetas fazem parte daquele seleto grupo de objetos que nós utilizamos praticamente quase todos os dias. Por isso, diversos tipos já foram feitos. O mais comum é o modelo de plástico que possui um furo na tampa. Mas você já se perguntou para que serve o furo que fica na tampa da caneta?
- Calendário FGTS 2022: confira regras e datas para realizar saque
- MRS oferta mais de 100 vagas de estágio para várias áreas de atuação
Para que serve o furo que fica na tampa da caneta?
Para entender o motivo do furo da caneta, é preciso saber um pouquinho de como funciona a pressão. Mas não se preocupe, vamos fazer um resumo bem rápido e simples.
De acordo com a física, quando a pressão dentro de um objeto é maior do que a pressão atmosférica do planeta, o conteúdo do objeto tende a sair. No caso da caneta, o conteúdo é a tinta. Sendo assim, se não houver o furo a tendência é que a tinta comece a sopitar e borrar a mãos dos usuários e o papel.
Por isso, em 1950, Marchel Bich, fabricante de canetas da França, decidiu que suas canetas teriam um furo na tampa e também um pequeno furo no tubo plástico. Assim, a atmosfera do lado de dentro ficaria igual à do lado de fora, sem risco de a tinta sair de forma descontrolada.
Além disso, o fato da tampa da caneta ser aberta tem uma função de segurança. Caso alguma criança engula a tampa e venha a engasgar, o buraco ajuda na passagem de ar, dando mais tempo para que um resgate adequado possa ser realizado.
A invenção passou a fazer muito sucesso, pois era simples e também barata. O nome da primeira caneta com essas características é conhecido por quase todo mundo: Bic.