Muita gente acredita, erroneamente, que voltar para faculdade depois dos 50 pode ser motivo de chacota ou que não vale a pena, por causa da resistência que o mercado de trabalho tem de contratar profissionais que já passaram dessa idade. Se você é daqueles que acham que estudar é uma atividade exclusivamente dos jovens, está completamente enganado(a) a respeito. A graduação na maturidade é perfeitamente possível e tem suas vantagens, sabia?
Por isso, elaboramos esta matéria, que selecionou cinco ótimas razões para voltar para faculdade depois dos 50 anos e fazer a sua carreira decolar, caso ainda não seja aposentado(a). Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura e conheça os motivos pelos quais conquistar o diploma universitário está longe de ser uma perda de tempo, mesmo que as marcas dos anos vividos estejam mais evidentes. Confira.
Por que voltar para faculdade depois dos 50?
1. Permite uma transição de carreira
Profissionais que já passaram das cinco décadas de vida e ainda estão na ativa, certamente já possuem um alto nível de experiência de mercado e diversas habilidades técnicas. Enquanto muitos deles se acomodam pela ausência de desafios e novas opções, voltar para faculdade depois dos 50 pode abrir um leque de novas oportunidades, já que permite fazer uma transição de carreira.
Uma graduação nessa fase da vida possibilita novos aprendizados e explorar outras competências que precisavam ser aprimoradas. Aliás, é possível até mesmo usar toda a sua experiência profissional para auxiliar o entendimento mais assertivo de novos conteúdos. E isso se traduz em uma maior possibilidade de realizar a tão sonhada transição de carreira. Acredite, dá para explorar novos caminhos oferecidos pelo mercado de trabalho.
2. Mantém a mente ocupada e ativa
Está pensando em voltar para faculdade depois dos 50? É bastante provável que suas chances de arrependimento sejam mínimas. O nosso cérebro é como se fosse um músculo que precisa de exercícios para não atrofiar. E quanto mais ele for estimulado, melhor. Esse conceito vale para todas as fases da vida, especialmente na maturidade. Após cinco ou seis décadas de vida, a ausência de estímulos pode afetar negativamente a memória, o raciocínio e a cognição.
Se você já passou dos 50 e já se aposentou, por que não manter a sua mente ativa e ocupada com os estudos? Quando o nosso cérebro absorve o conhecimento de maneira contínua, o número de conexões neurais aumenta, bem como a elasticidade desse órgão. Ou seja, a graduação na maturidade pode evitar vários problemas degenerativos como a demência e a Doença de Alzheimer. Pense nisso.
3. Voltar para faculdade depois dos 50: Realização pessoal e profissional
Nos anos 1990, poucas pessoas tinham acesso ao Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, muita gente que já tinha passado dos 50 anos nessa época, praticamente foi obrigada a colocar esse sonho dentro da gaveta e nunca mais tirá-lo de lá. Hoje, a coisa mudou. Voltar para a universidade depois de se aposentar ou das cinco décadas de vida pode tornar-se uma realidade.
Existem vários cursos superiores online (a preços acessíveis, tá?) que podem ser realizados à distância e no conforto de casa. Se esse é o seu caso, que tal investir na sua realização pessoal e profissional? Mesmo que seja somente por hobby, o tão sonhado diploma universitário pode ser seu. Sem mencionar que ele é uma conquista e tanto, não acha? Você já trabalhou tanto em sua vida, por isso, se dê esse gostinho especial.
4. Oferece novos caminhos e possibilidades
Mais uma razão para voltar para faculdade depois dos 50. Não restam dúvidas de que um curso superior pode abrir muitas portas profissionais e oferecer opções de começar uma nova carreira, mesmo que você já seja uma pessoa experiente. Já concluiu uma graduação no passado? Não há nada que o impeça de investir em outra formação superior.
Durante o curso pode surgir uma possibilidade de fazer um intercâmbio no exterior, um trabalho voluntário em uma renomada ONG ou até mesmo um estágio remunerado na área. Se você tiver interesse e quiser sair da sua zona de conforto, existe um mar de possibilidades que pode ser explorado. O mais interessante é que você pode se envolver com elas do seu jeito e ser mais feliz em sua vida, já que a satisfação pode estar nas alturas.
5. Dar um upgrade na sua carreira
O último dos motivos para voltar para faculdade depois dos 50 anos. Imagine a seguinte situação: você trabalha há muito tempo na mesma empresa e, de uns tempos para cá, está andando meio desanimado por causa da estagnação da sua carreira. Quem sabe se você fizer um curso universitário, a coisa se reverte?
Muitas empresas valorizam (e muito) aqueles profissionais que sempre estão aperfeiçoando os seus conhecimentos e investindo no seu crescimento intelectual. Mesmo que você já tenha concluído o Ensino Médio há várias décadas, nada o impede de voltar para a universidade e turbinar ainda mais a sua carreira. Graduação na maturidade? Quem disse que isso é algo retrógrado?