Em linhas gerais, a fobia é caracterizada como a perturbação no campo da ansiedade por medo ou receiro frequente. Isso pode ocorrer devido a algum objeto, animal ou situação específica. Em determinadas pessoas, a sensação pode ser simplesmente insuportável.
O medo, inclusive, tem o potencial de até mesmo paralisar os indíviduos no instante em que se deparam com a razão da fobia em específico. Algumas delas já são de conhecimento comum, como a claustrofobia, que é o medo de ficar sufucado em espaços pequenos e fechados.
Outra bastante conhecida é a aracnofobia, que se refere ao medo extremo de aranhas – algumas pessoas não conseguem nem ver ilustrações que simulem o animal. Mas, além das populares, existem algumas fobias “estranhas” que você nem imaginava que faziam parte da lista.
Em nossa matéria, listamos 15 delas para você passar a conhecer a partir de agora. Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que mais pessoas conheçam outros tipos de fobia que não são tão populares como as outras que já temos conhecimento.
Ah, e não perca outros conteúdos que já publicamos aqui no Concursos no Brasil. Temos o propósito de fornecer conhecimento de qualidade para todos. Assim, você pode até mesmo usar os aprendizados em provas de concursos públicos e em redações de textos dissertativos.
Fobias mais estranhas que existem
- Criofobia: medo do gelo ou do frio em si;
- Demofobia: medo constante de multidões;
- Thrihexafobia: está ligada ao receio recorrente do número “666”;
- Onfalofobia: a fobia está relacionada ao medo de umbigos;
- Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: por mais contraditório que pareça, esta fobia está relacionada com as pessoas que têm medo de falar ou ler palavras grandes;
- Genufobia: aversão recorrente a joelhos;
- Gamofobia: medo de estar em um casamento ou até mesmo participar de alguma cerimônia como convidado;
- Lachanofobia: fobia de vegetais, seja comer ou simplesmente observar;
- Aritmofobia: medo irracional de números e demais problemas que envolvem dígitos;
- Turofobia: não estamos falando dos intolerantes à lactose. A fobia diz respeito ao medo de queijos no geral;
- Ablutofobia: aversão a tomar banho;
- Pogonofobia: apreensão causada por barbas e demais pelos do corpo;
- Bromidrofobia: medo irracional a odores de diversos tipos;
- Nomofobia: medo de ficar sem comunicação por meio do celular;
- Araquibutirofobia: parece muito específico, mas realmente existe. A fobia diz respeito ao medo de que a manteiga de amendoim fique presa no céu da boca.
Caso você perceba que possa ter algum tipo de fobia, o mais recomendado é marcar uma consulta com profissionais da Psicologia. Eles te ajudarão a entender o motivo, além de darem condições para você lidar com o problema de uma maneira melhor, por exemplo.