Estamos na época de calor, mas nem por isso deixamos de estudar para as provas de concursos públicos. Até porque antecendência é a palavra-chave para ter a chance de vencer a disputa em busca de um cargo público. E estamos transpirando neste intervalo de tempo.
Muitas pessoas, inclusive, ainda ficam em dúvida sobre como funciona a conjugação do verbo que representar o suor, não é mesmo? E precisamos entender como funciona para não erramos mais em redações de textos dissertativos e provas discursivas.
Então, afinal de contas, o correto é “suar” ou “soar”? Durante épocas de altas temperaturas, a gente “sua” ou “soa”? Em nossa matéria, vamos te explicar, de uma vez por todas, o que as normas gramaticais realmente ensinam a respeito da conjugação do verbo.
Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que ninguém erre mais. Ah, e fique ligado em nosso site, porque temos vários artigos sobre gramática e formas corretas e usar conjugações de verbos. Aproveite a visita e, também, não deixe de conferir os nossos simulados.
São milhares de questões gratuitas que você pode responder e, de quebra, intensificar a sua revisão durante os estudos. Você também poderá consultar a alternativa correta, já que disponibilizamos os gabaritos oficiais dos simulados na mesma página.
Qual é a forma correta: você “sua” ou “soa”?
Para que não haja mais erros gramaticais, vale ressaltar que a forma correta do verbo é “suar”. A vogal “u” acompanha a conjugação de todas as palavras derivadas. Ou seja, nós suamos bastante durante épocas de calor. Então, o termo “soar” está gramaticalmente incorreto?
Não, mas ele não denota o sentido de suor. O verbo representa a ideia de projetar sons. “Os sinos soam ruídos estridentes” seria uma frase com a correta aplicação do verbo. Quando queremos fazer menção ao suor, usamos “suar” e suas respectivas conjugações.
Exemplos de frases usando o verbo suar da maneira correta:
- “Você sua bastante. É possível perceber pela marca do suor deixada na sua camiseta”;
- “A cada vez que o tempo muda, eu suo bastante. É suor que não acaba mais”;
- “Você já percebeu como a Isabela sua bastante? E nem está fazendo tanto calor assim”;
- “Nós suamos muito após corrermos a maratona”;
- “Quem de vocês suou durante a competição de vôlei? Marcos não suou”.
Entendeu a lógica da conjugação? Use o verbo “soar” apenas quando você quiser fazer referência a projeção de sons, como sinos, aparelhos automotivos e assim por diante.