Você sabia? Trenas possuem estas 5 funções secretas

Muito além da medição, a trena possui algumas funções secretas que poucas pessoas conhecem. Confira algumas e torne o trabalho com a ferramenta mais eficiente.

A trena é um dos equipamentos mais utilizados por profissionais de diversas áreas, como pedreiros, engenheiros, eletricistas e até mesmo amadores que precisem do serviço. Também conhecida como fita métrica, a ferramenta é muito útil em diversas etapas de obras, reformas ou marcenaria. Mas além da medição, as trenas ainda possuem outras funções secretas, que poucos conhecem.

continua depois da publicidade

No geral, o instrumento é adequado para fazer medição linear e em curvas, e é composto por uma fita de aço flexível e retrátil. Com marcações numéricas em centímetros e polegadas, uma trena pode chegar a diversos comprimentos, e é ideal para medir paredes, tetos ou qualquer objeto que precise de mais do que apenas uma régua.

Mesmo que essa seja sua função mais comum, várias pessoas não sabem como incorporar a trena corretamente em seus serviços, usufruindo de todas as suas possibilidades. Para entender mais sobre o assunto, confira hoje 5 funções secretas da ferramenta.

Leia também

5 funções secretas da trena

A trena manual é uma das mais comuns, e o dispositivo é ideal para medir peças com dimensões menores e distâncias pequenas. Essa é a versão mais comprada por amadores, visto que o uso é fácil e prática. Compacta e leve, o tamanho dessa ferramenta varia entre três e oito metros, e pode fazer muito mais do que se imagina.

continua depois da publicidade

1. “Jogo” da trena

Entender o lado certo para começar a medir algo pode não ser tão simples para quem não tem conhecimento na área da construção. Portanto, saber se é preciso utilizá-la da parte externa ou interna a partir da ponta é fundamental.

Na maioria das trenas de boa qualidade, é possível encontrar na ponta um “jogo”, que serve para compensar as medidas e entregar o valor exato. Ao medir usando a parte interna ou externa, empurrando e puxando a fita, o resultado ainda será o mesmo.

2. Medição exata

Ao medir o vão de uma janela, é normal que muitos dobrem o final da trena para conseguir o número exato. Contudo, no corpo da ferramenta já existe uma medida que serve para auxiliar no processo, como as polegadas. Para fazer a medição, basta encostar a parte superior da trena no alto e somar ao resultado que for encontrado a medida indicada na base da régua.

continua depois da publicidade

3. Ferramenta de marcação

Quem precisar riscar um ponto e não ter um lápis ou caneta à mão também pode utilizar a trena, pois a parte metálica da cabeça funciona para fazer riscos. Ela inclusive possui ranhuras específicas para o processo, tornando o trabalho mais rápido e prático.

4. Fixação na parede

Para quem trabalha sozinho e não pode pedir para outra pessoa segurar a trena enquanto faz uma medição, basta colocar um prego na extremidade de uma parede ou da madeira para realizar o serviço. O prego servirá para anexar a trena, que possui um rasgo que pode ser encaixado no objeto e as mãos ficarão livres para continuar o trabalho.

Essa fissura está presente no final do gancho da fita métrica, também conhecido como “olho”. Ela permite fazer uma medição exata, pois o buraco pode ser preso em qualquer ponto de partida.

continua depois da publicidade

5. Descobrir a idade de uma pessoa

A trena ainda faz serviços que vão além do mundo da construção. Uma curiosidade pouco conhecida é que a ferramenta permite descobrir a idade de uma pessoa apenas com os números na régua.

Para descobrir se é verdade, faça você mesmo o teste. O ano atual é 2023, portanto, estique a trena até os 223 cm. Supondo que uma pessoa tenha nascido em 1997, procure na trena a medida 197 cm, ou 1,97 mt. Logo abaixo estará o número 26, ou seja, a idade de alguém nascido em 1997.

Leia também

Concursos em sua
cidade