Você sabia que morango não é fruta? Entenda o porquê

O morango não é uma fruta, mas qual seria a explicação para esse fenômeno? Entenda abaixo o motivo dessa espécie não entrar na categoria de frutas, bem como outras curiosidades.

O morango é popularmente conhecido como uma fruta, vendido em feiras e supermercados como tal. Até hoje, uma dúvida comum de muitas pessoas é se ele pode ou não ser considerado uma fruta, e a resposta pode chocar muitos. Afinal, ele não entra nessa categoria, e as verdadeiras “frutas” são algo que poucos imaginam sequer fazer sentido.

continua depois da publicidade

Levando em consideração uma série de conceitos científicos, é possível chegar à conclusão de que muitos vegetais chamados de frutas não são frutas, assim como outros comumente conhecidos como tal também não fazem parte desse grupo. Mas por que isso ocorre? Entenda abaixo o motivo do morango não ser uma fruta.

Por que o morango não é uma fruta?

Leia também

O verdadeiro fruto origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em alguns casos, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos e, nesses casos, são denominados pseudofrutos (fruto falso). Afinal, eles surgem a partir de outras partes da planta que não são a principal.

No geral, o morango também é considerado um pseudofruto, mas sua flor é diferente das demais por apresentar vários ovários. O morango na verdade é um fruto agregado, já que se origina de uma única flor com uma série de ovários. Em sua flor, cada ovário origina um fruto minúsculo, os famosos pontinhos escuros que surgem na superfície do morango. Por sua vez, a parte suculenta e comestível é originada do receptáculo da planta.

continua depois da publicidade

Assim, enquanto as verdadeiras frutas são as sementes do morango, a parte vermelha e carnuda é um tipo de infrutescência. A denominação de “fruto” só é dada para o resultado do desenvolvimento dos ovários das flores passada a fecundação e, como informado anteriormente, o morango é o resultado do desenvolvimento de outras partes da flor.

Outros pseudofrutos famosos

Um dos pseudofrutos mais apreciados é o caju: a parte suculenta que é consumida se origina do pedicelo da flor, enquanto a parte do ovário é a castanha-do-caju. Ao levar em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto é a castanha.

Igualmente, a maçã e a pera são consideradas pseudofrutos. A parte que se originou do ovário é onde são encontradas as sementes, e a comestível vem do receptáculo floral.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade