A África é o segundo maior continente do mundo, com cerca de 30,3 milhões de quilômetros quadrados e mais de 1,3 bilhão de habitantes.
É também o único continente cujo território está localizado nos quatro quadrantes terrestres (hemisférios: oriental, ocidental, norte e sul).
Isso ocorre, pois no seu território se cruzam o Equador geográfico e o meridiano de Greenwich. Continue lendo e entenda abaixo.
Localização da África
Os hemisférios são as quatro partes em que o globo terrestre é dividido pelas linhas imaginárias da latitude e da longitude.
A linha do Equador divide a Terra horizontalmente em dois hemisférios: o Norte e o Sul.
Já a linha do Meridiano de Greenwich divide a Terra verticalmente em dois hemisférios: o Leste e o Oeste. Nesse sentido, a maioria dos continentes está localizada em apenas um ou dois hemisférios.
Por exemplo, a Ásia está no hemisfério Norte e no hemisfério Leste, a América do Norte está no hemisfério Norte e no hemisfério Oeste, e a Antártica está inteiramente no hemisfério Sul.
No entanto, a África é diferente. Ela tem partes de seu território nos quatro hemisférios.
Isso significa que este é o único continente que tem terras tanto na linha do Equador quanto na linha do Meridiano de Greenwich.
O Equador atravessa sete países africanos: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quênia e Somália.
Por outro lado, o Meridiano de Greenwich atravessa cinco países africanos: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana.
Por causa de sua localização estratégica entre os hemisférios, a África experimenta os mais diversos climas e padrões climáticos ao longo do ano.
O continente ainda possui desde desertos áridos até florestas tropicais, passando por montanhas nevadas, savanas e ilhas vulcânicas até lagos salgados.
E qual é o único país do mundo localizado nos quatro hemisférios?
Tomando como referência o Equador e o meridiano oposto ao de Greenwich, que corresponde ao meridiano de 180°, também chamado de Linha Internacional da Data, só existe um país no mundo que tem território em cada e cada um dos 4 hemisférios.
Este é Kiribati, uma nação localizada no Pacífico Central e formada por 33 atóis de coral e uma ilha vulcânica.
A razão para isto é que estas ilhas estão tão distantes umas das outras que cobrem uma imensa porção de território.
São mais de três milhões de quilômetros quadrados, com ilhas a norte e a sul do Equador e a leste e a oeste do meridiano 180°.
Linha Internacional de Data
Há poucas décadas, ocorreu um evento geograficamente incomum. Em 1995, a Linha Internacional de Data foi transferida a pedido de Kiribati.
É por isso que os mapas mostram uma espécie de cicatriz oblíqua ao meridiano 180 em forma de martelo.
Isto foi feito porque até agora a parte ocidental do país tinha uma diferença de 22 horas com a parte oriental, apesar de estar localizada a uma distância de cerca de 1.600 quilômetros.
Com esta mudança, todo o Kiribati passou a estar no mesmo fuso horário.