Você sabe qual é o idioma mais antigo do mundo?

O sistema de escrita mais antigo da humanidade data de dois milênios antes do latim e tem sua origem na Antiga Mesopotâmia.

Seria difícil imaginar o mundo sem comunicação. Desse modo, a maior característica inteligente que o ser humano possui é a capacidade de se comunicar, tanto verbalmente quanto por escrito.

continua depois da publicidade

Embora seja impossível traçar as origens da linguagem humana sem evidências escritas, sabemos que algo importante aconteceu na história da humanidade entre 100.000 e 50.000 anos atrás, quando as primeiras evidências de “civilização” foram descobertas, como arte ritual e artefatos.

Apesar disso, não se pode confirmar exatamente quando as primeiras línguas faladas apareceram na linhagem humana, os registros escritos mais antigos de línguas datam de mais de 2.000 anos.

Leia também

Embora nenhum dos idiomas daquele período seja falado hoje, acredita-se que alguns deles representem as formas mais antigas de algumas das línguas atuais.

continua depois da publicidade

Qual é o idioma mais antigo do mundo?

O acadiano é o idioma mais antigo que se tem registro. Trata-se de uma língua semítica oriental extinta (as línguas semíticas atuais são o hebraico, o árabe e o aramaico) que estava intimamente relacionada ao sumério.

Assim, é a primeira língua semítica escrita, datada de cerca de 2.500 anos a.C. Embora o idioma tenha o nome da cidade de Akkad ou Acad, que foi um importante centro da civilização mesopotâmica entre 2334 e 2154 a.C., o idioma acadiano é mais antigo que a fundação de Akkad.

Antes de ser extinto em algum momento do século I ao III a.C., o acadiano era a língua nativa de várias nações da Mesopotâmia, como a Babilônia e a Caldeia.

continua depois da publicidade

Escrita da língua acadiana

A língua acadiana tomou, para ser escrita, o sistema cuneiforme sumério, sistema que não se adaptou totalmente às características desta língua.

Com efeito, a escrita utilizava inicialmente ideogramas, símbolos que exprimem uma ideia em vez de uma palavra ou um som e, como tal, podem ser tecnicamente compreendidos em qualquer língua.

No entanto, à medida que esse sistema se desenvolveu, os escribas sumérios atribuíram valores silábicos aos sinais com base em como a palavra soava no idioma.

Por exemplo, o desenho de uma boca representava a palavra “ka” e, portanto, o sinal poderia representar a sílaba “ka” em qualquer palavra que contivesse essa sílaba.

Disseminação do idioma

Os acadianos chegaram à Mesopotâmia pelo norte com os povos semitas. Os primeiros nomes próprios acadianos registrados em textos sumérios datam de 2800 a.C., o que indica que, pelo menos naquela época, pessoas de língua acadiana haviam se estabelecido na Mesopotâmia.

continua depois da publicidade

As primeiras tabuinhas escritas inteiramente em acadiano usando o sistema cuneiforme datam de 2400 a.C., mas não há uso significativo de acadiano por escrito antes de 2300 a.C.

Assim, quando o Império Acadiano se forma com Sargão I, a importância da língua e seu uso em documentos escritos cresce até se tornar a língua dominante na Mesopotâmia por mais de mil anos. Com isso, o acadiano relega o uso do sumério a textos legais ou religiosos.

Além disso, acredita-se que os faraós egípcios e os reis hititas usaram o acadiano para se comunicar. Funcionários egípcios também escreviam acadiano em suas relações com seus vassalos na Síria, e a maioria das cartas encontradas em el-Amarna também foram escritas nesse idioma.

Quando o acadiano foi extinto?

A língua acadiana tornou-se extinta no início do primeiro milênio d.C., então todos os dados conhecidos sobre sua fonologia foram reconstruídos pela decifração de tabuletas cuneiformes com base em informações de línguas semíticas menos antigas.

continua depois da publicidade

Nas tabuletas cuneiformes encontradas no território da antiga Mesopotâmia, são vistas não apenas informações sobre a vida dos povos, mas também informações científicas e matemáticas.

Portanto, esses dados sobre o acadiano coletados por quase trezentos anos é que nos permitem imaginar como era essa língua antiga.

Leia também

Concursos em sua
cidade