Quem nunca usou o símbolo de coração em uma mensagem enviada para a pessoa amada, familiar, amigo ou até mesmo para o crush? Afinal, o coração é considerado o símbolo do amor, sendo usado então para expressar esse sentimento e também a paixão. Mas, em determinados casos, ele pode ainda expressar carinho, afeto, compaixão e outras emoções.
Não se sabe ao certo quando o coração passou a simbolizar o amor. Acredita-se que isso tenha acontecido há 3 mil anos mais ou menos, na cultura judaica. Porém, como dito, o coração é usado também para demonstrar outros sentimentos.
Sobre essa relação, acredita-se que os hebreus antigos foram os responsáveis por associar o coração a sentimentos. Podemos entender o motivo dessa associação quando estamos angustiados e sentimos um aperto onde está localizado o órgão ou quando estamos ansiosos e sentimos as batidas do nosso coração acelerar.
No entanto, com o avanço da ciência, sabemos hoje que o cérebro é o responsável por gerenciar nossas emoções, pensamentos e atitudes. Apesar disso, ainda continuamos a associar o coração aos sentimentos humanos.
Essa associação, por sua vez, nos leva a questionar o motivo pelo qual o coração é simbolizado por um formato diferente daquele do nosso órgão que bombeia sangue. Para chegar a essa resposta, precisamos descobrir qual é a origem do símbolo de coração. E isso é o que você vai saber a seguir.
Qual é a origem do símbolo de coração?
Existem algumas hipóteses sobre a origem do símbolo de coração. A primeira delas é a que relaciona o símbolo a uma planta de flores amarelas, o Silphium. Isso porque a vagem dessa planta tinha um formato semelhante ao desenho de coração tal qual utilizamos hoje.
Sabe-se que há 2,5 mil anos, o Silphium era um produto valioso no Mediterrâneo. Afinal, ele era utilizado como alimento, perfume e até mesmo como anticoncepcional. Por ser valiosa na época, a planta começou a aparecer nas moedas de prata da cidade de Cirene, atual Líbia. Na verdade, a vagem da planta que era cunhada no metal. E como dito, essa parte da planta tem um formato semelhante ao símbolo de coração.
Há ainda hipóteses de que o formato atual do símbolo de coração tenha sido usado para simbolizar algumas regiões do corpo da mulher, como os seios, o monte de vênus, a vulva e até mesmo as nádegas.
Outra hipótese sobre a origem do símbolo de coração afirma que a ocorrência mais antiga desse símbolo está presente em uma ilustração francesa do século 13. Nela, um jovem entrega seu coração à mulher amada.
No entanto, para historiadores, o formato do símbolo de coração nada mais é do que um desenho simplificado do coração anatômico. Há centenas e milhares de anos, não se tinha conhecimento sobre como era um coração humano. Porém, sabia-se como era um coração de porco.
Se retirarmos algumas partes do coração desse animal, como a aorta e a veia cava, o referido órgão ganha um formato semelhante ao símbolo de coração que utilizamos hoje. Daí o motivo pelo qual historiadores acreditam que tal símbolo é apenas uma simplificação do desenho do órgão.
Independentemente do que possa ser confirmado a respeito da origem do símbolo de coração, continue a espalhar esse símbolo para seus amigos, familiares e pessoas amadas, demonstrando todo seu amor, afeição e carinho a essas pessoas.