As festas de Carnaval estão associadas a Momo, a divindade grega da zombaria, do sarcasmo, da ironia e da crítica. Foi ele quem entreteve os outros deuses do Olimpo, e é a ele próprio que são dedicadas essas celebrações.
Pouco a pouco, e ao longo da Idade Média, a festa estendeu-se à Europa Ocidental e, apesar de no início ser considerada pecaminosa e ter sido ofuscada até perder o seu significado mágico, ainda no Norte de África foi assimilada por vários povos.
Foi só no Renascimento que voltou a ganhar grande relevância e notoriedade, principalmente em cidades como Roma e Veneza, com seus famosos bailes de máscaras. Continue lendo e entenda a origem do Carnaval e o que a palavra significa.
Qual a origem do Carnaval?
Há um forte consenso entre os historiadores sobre a origem pagã deste feriado. A versão que muitos deles têm explica que foi uma festa que aconteceu no inverno e que remonta a 5.000 anos.
Essa tradição promovida pelos sumérios e egípcios consistia em fazer uma espécie de ritual em uma grande fogueira para venerar seus deuses e pedir-lhes que expulsassem os maus espíritos das plantações. Eram festas em que aconteciam todos os tipos de excessos.
Ao longo dos anos, os gregos adotaram essa festividade, assim como os romanos. Nesse último caso, alguns relacionam a origem do Carnaval à Saturnália (um grande banquete que, por sua vez, acabou por conduzir às celebrações natalícias), enquanto outros o ligam à Lupercalia (era uma festa semelhante à Saturnália, mas que se celebrava por ocasião do Dia dos Namorados).
Num contexto de grandes banquetes gastronômicos, de enorme consumo de álcool e até de excessos sexuais, os historiadores apontam para o aparecimento das máscaras, elemento característico do Carnaval. Nessas festas, um dos objetivos era manter o anonimato para que ninguém soubesse exatamente quem estava cometendo certos excessos.
Mais tarde, com a difusão do cristianismo, algumas festividades de origem pagã foram evangelizadas, sendo uma delas o Carnaval. A religião cristã modulou e adaptou essa celebração.
Com efeito, a nova roupagem da festa propunha que as pessoas aproveitassem os últimos três dias antes do início da Quaresma, um período de penitência de 40 dias até o Domingo de Ramos e também o jejum.
O que significa a palavra Carnaval?
A palavra Carnaval vem do latim carne levare, que significa abrir mão da carne, assim como o termo italiano Carnevale, que literalmente significa adeus à carne. Essas etimologias remetem à abstinência de carne e sexo imposta pela Quaresma.
Por isso, como mencionado acima, antes de iniciar esta etapa do calendário litúrgico, a festa, a alegria, a ironia, a magia e a cor precedem o tempo de jejum dos prazeres corporais para se concentrar na purificação do espírito.
No Brasil, por exemplo, a festa dura quase uma semana, de sexta-feira à quarta-feira de cinzas. As datas mudam a cada ano, já que os dias em que se celebra a Semana Santa também são diferentes. Por fim, vale lembrar que o Carnaval não é feriado, portanto, a folga dos trabalhadores depende de negociação ou decisão das empresas.