Você já se perguntou qual seria a menor fruta do mundo? Talvez algo como um mirtilo, airela (cranberry) ou até mesmo a uva? A verdade é que nenhuma dessas respostas está nem mesmo perto de chegar ao tamanho da mais minúscula de todas. Essa honra pertence a uma fruta que não é muito conhecida no país e, muito além desse detalhe, consegue ser pequena em todos os outros quesitos.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual é a menor fruta do mundo, bem como mais curiosidades a respeito dessa espécie minúscula e onde ela pode ser encontrada.
Qual é a menor fruta do mundo?
Quem leva o título de menor fruta do mundo é um minúsculo fenômeno chamado de watermeal asiática, ou Wolffia globosa. Essa não apenas é a menor fruta de todas, como também a menor planta capaz de florescer. Ela é uma espécie aquática, e o resultado de sua floração é tão pequena que chega a ser surpreendente.
Ao atingir seu maior tamanho, essa planta pode chegar a menos que um centímetro, e a fruta é ainda menor, atingindo de 0,7 a 1,5 milímetros. Para fazer uma comparação, esse é praticamente o tamanho da Sonolepsis molesta, ou formiga ladrão, uma das menores do mundo. Assim, ao segurar a fruta, ela não seria nada além de um pequeno rastro em suas mãos, o que não serve exatamente para consumo; ou pelo menos isso é o que alguns imaginam.
Mesmo sendo praticamente invisível, uma fruta tão pequena ainda possui seu valor nutricional. A Wolffia está cheia de proteínas, e muitos povos do Sudeste Asiático a cultivam regularmente. Dessa forma, mesmo que não possa entrar para a lista de frutas que mais dão a sensação de saciedade, um bom punhado pode ser uma adição excelente para vitaminas, sopas e omeletes.
Adicionar essa planta à dieta, porém, pode não ser a mais fácil das tarefas. Ela é difícil de encontrar, a não ser por mercados asiáticos. Da mesma forma, segue sendo um item sem muita popularidade quando se trata das compras, mesmo que revistas como a Food Network avaliem o item como “a nova supercomida”.