Você sabe qual a diferença entre champanhe e espumante?

A diferença entre champanhe e espumante se refere à maneira com que essas duas bebidas são preparadas, assim como a aspectos de sabor, coloração, tipo de garrafa e até ao alimento com que a bebida será harmonizada.

No momento de comemorar um aniversário, promoção ou em datas importantes, como o Ano Novo, bebidas como o espumante e champanhe não podem faltar, principalmente para realizar o tradicional brinde entre os convidados. Contudo, existem diferenças entre o champanhe e o espumante, desde como são preparados até aspectos de sabor e coloração.

continua depois da publicidade

No geral, quem está iniciando o contato com o mundo dos vinhos e bebidas alcoólicas fica em dúvida a respeito da distinção entre esses rótulos, pois ambos parecem semelhantes. Com esse conhecimento, pode-se utilizar a bebida correta em uma comemoração e ainda planejar um cardápio harmônico. Saiba mais informações a seguir e aprenda a distingui-los.

Qual é a diferença entre champanhe e espumante?

1. Espumante

Leia também

Por definição, um espumante é um vinho que foi submetido a uma segunda fermentação. A primeira fermentação é realizada na produção de todo tipo de vinho, pois transforma o açúcar natural presente nas uvas em álcool. Neste contexto, a segunda fermentação é uma forma de adicionar efervescência ao vinho, garantindo o efeito das bolhas e uma mudança no sabor.

Sendo assim, o espumante é um tipo de vinho que possui grande quantidade de dióxido de carbono na composição, formando as bolhas na bebida. A técnica utilizada nessa segunda fermentação e na adição do dióxido de carbono é o que determina como será a bebida e quais serão as características.

continua depois da publicidade

2. Champanhe

Por sua vez, o champanhe é um vinho espumante que possui um conjunto de características específicas. A princípio, esse nome designa especificamente os espumantes que foram produzidos na região de Champagne, na França. Esse é um dos principais rótulos que são vendidos no mundo, com origem geográfica delimitada e formulação com uvas exclusivas dessa área.

Diferente do que acontece com os vinhos e espumantes, os champanhes são produzidos de maneira rigorosa, com a segunda fermentação acontecendo exclusivamente em garrafas, de acordo com as regras do processo tradicional Champenoise. Portanto, para ser considerado Champanhe, é necessário seguir as normas da Denominação de Origem Controlada de Champagne, caso contrário, é sempre espumante.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade