Você sabe por que os aviões são brancos?

A maioria das aeronaves hoje em dia exibe a cor branca característica, e existem muitas razões por trás disso.

Você já se perguntou alguma vez por que os aviões são brancos? Embora possa parecer algo estético, cada uma das companhias aéreas comerciais possui razões muito válidas para pintar as aeronaves dessa cor.

continua depois da publicidade

Tecnicamente e em termos de segurança aeronáutica, os aviões podem receber qualquer cor. No entanto, a maioria opta pelo branco, porque ele 'envelhece' mais lentamente do que outras e requer menos camadas de tinta.

Além disso, desgasta menos, pesa menos e custa menos, sendo uma escolha muito vantajosa. Porém, existem outros motivos que você verá abaixo.

7 motivos pelos quais os aviões são geralmente brancos

Leia também

1. Melhora o resfriamento

A cor branca reflete a luz do sol de maneira mais eficiente do que cores mais escuras, reduzindo a absorção de calor pela aeronave. Isso é essencial para manter a temperatura interna do avião controlada, especialmente durante os voos em altitudes elevadas, onde as condições atmosféricas podem variar significativamente.

continua depois da publicidade

2. Menos necessidade de repintura

A tinta branca é menos suscetível ao desbotamento causado pela exposição aos elementos naturais, como luz solar intensa e chuva. Portanto, a manutenção do branco requer menos frequência de repintura em comparação com cores mais escuras, resultando em economia de custos e tempo.

3. Peso da tinta

A tinta aplicada em uma aeronave contribui para o peso total do avião. Cores mais escuras absorvem mais luz e, portanto, exigem uma quantidade maior de tinta para obter a cobertura desejada. A escolha do branco, que reflete mais luz, permite uma aplicação de tinta mais fina, ajudando a reduzir o peso total da aeronave.

continua depois da publicidade

4. Aviões são alugados e emprestados

Muitas companhias aéreas alugam ou emprestam aeronaves entre si, seja por motivos operacionais ou sazonais. Manter uma cor padrão, como o branco, facilita a transição entre as frotas de diferentes empresas, evitando a necessidade de repintura antes de transferências.

5. Detecção de defeitos

O branco facilita a detecção de rachaduras, corrosão e outros defeitos durante as inspeções de manutenção. Qualquer problema estrutural ou de superfície é mais visível em uma aeronave desse tom, permitindo reparos rápidos e eficientes.

6. Facilidade de localização

Em casos de emergência ou situações de busca e resgate, a cor branca é mais visível e facilita a localização do avião. Isso é especialmente importante em ambientes, como água, neve ou áreas remotas, onde a visibilidade pode ser desafiadora.

continua depois da publicidade

7. Reduz colisões com pássaros

As colisões com pássaros são comuns e podem ser uma ameaça, acredite ou não, à segurança dos tripulantes e às aves em geral. Os exteriores brancos podem melhorar a visibilidade da aeronave e aumentar potencialmente a sua detecção e evitação por estes animais.

Como são escolhidas as cores do interior da aeronave?

A escolha das cores no interior de aeronaves, ao contrário da predominância do branco no exterior, é uma prática diversificada e motivada por fatores psicológicos e estratégias de marketing.

Companhias aéreas, como Azul, Gol, British Airways e American Airlines, aplicam uma variedade de tons de azul em seus assentos, associados a qualidades como confiança e serenidade.

Além reforçar a marca da companhia e criar ambientes confortáveis, essas tonalidades ajudam a tornar a experiência de viagem menos estressante.

Porém, a paleta de cores nas cabines vai além do azul, incluindo tons de cinza usados por companhias como Iberia e Air France. Algumas, como a Easyjet, optam por tons mais vibrantes, como laranja, enquanto o amarelo, associado à criatividade, é evitado por companhias de longo curso.

As do Oriente Médio preferem tons de cobre para conferir elegância. A ciência por trás da iluminação também desempenha um papel crucial, com a introdução de iluminação LED suave em aeronaves mais recentes para criar uma atmosfera livre de tensão.

Por fim, a escolha de tecidos escuros no interior é motivada pela facilidade de manutenção, mascarando sujeira e desgaste ao longo do tempo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade