A camisa é uma peça básica em todo guarda-roupa, seja para usar na vida pessoal ou profissional. No século XX, as camisas brancas eram um símbolo da aristocracia da época. Também era comum encontrá-las nos armários de pessoas de boa reputação, pois nem todos podiam se dar ao luxo "econômico" de tê-las sempre limpas.
Hoje, podemos encontrar uma infinidade de modelos, formas, estilos e cores. Mas ainda consideramos a camisa uma peça elegante e funcional. Uma boa camisa é definida pela qualidade do tecido que a compõe e pelo processo de fabricação a que foi submetida. Quanto ao tecido, podemos analisar sua composição, o fio e o trançado.
Entretanto, o que muita gente não sabe é que as camisas possuem detalhes minúsculos, aos quais nem sempre prestamos atenção e muitas vezes passam completamente despercebidos.
Um exemplo são os ganchinhos que ficam presos na parte de trás dessas peças. Provavelmente muitos já notaram esses itens, sem ao menos entender para que servem. Continue lendo e saiba mais sobre eles a seguir.
Origem do gancho da camisa
Em suma, esse acessório, também conhecido como “loop locker” é uma herança das camisas de inverno que os marinheiros usavam no início do século XX. Eles as penduravam nos ganchos em suas cabines, que eram tão pequenas que não comportavam armários e cabides.
Assim, sua função era evitar que suas camisas amarrotassem, já que não tinham tempo de passá-las quando viajavam e precisavam estar sempre bem apresentados perante seus superiores.
Outra teoria fala do fato de que a marca de camisetas Gant foi quem a criou nos anos 60. Segundo dizem, foi tomada a decisão de colocar esses ganchos nas camisas para que os alunos da Ivy League, organização das universidades de maior elite dos Estados Unidos, pudessem pendurar suas camisas nos vestiários e assim evitar que as camisas ficassem amassadas.
A ideia foi tão bem recebida que os alfaiates do time de futebol da Universidade de Oxford, no Reino Unido, rapidamente a replicaram nas roupas dos jogadores para manter seus uniformes impecáveis. Com o passar do tempo, esse gancho se popularizou e praticamente todas as camisas o tinham.
Outros usos do loop locker
Foi então que as jovens da época encontraram outra função para o acessório. As mulheres da época começaram a puxar o laço para marcar os namorados. Quando um rapaz tinha o loop quebrado, isso significava que ele já estava noivo.
Outra curiosidade é que o loop locker também era usado para fraudar algumas lojas, pois depois de comprar uma camisa e usá-la por algum tempo, os clientes voltavam alegando que o gancho estava quebrado, então devolviam a peça e exigiam o reembolso.
Como você pode ver, a funcionalidade deste pequeno gancho evoluiu junto com as necessidades de seus usuários, talvez novos usos poderão ser atribuídos a ele novamente, em algumas décadas.