Você sabe o que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Você já imaginou o que aconteceria se a Terra parasse de girar de repente? Quais seriam as consequências para nós? Leia e entenda a seguir.

A Terra gira a uma velocidade de cerca de 1.670 km/h, mas essa rotação é muito importante para a nossa existência. Na verdade, provavelmente não estaríamos aqui se ela fosse um planeta estacionário.

continua depois da publicidade

Porém, se a Terra parasse repentinamente, seria extremamente catastrófico para a nossa vida. Mesmo que não sintamos isso, todos nós nos movemos junto com o planeta enquanto ele gira.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Leia também

Se o planeta parasse repentinamente, tudo seria atirado para o Leste: pessoas, casas, árvores, pedras seriam atiradas lateralmente a centenas de quilômetros por hora, exceto o que está nos polos. Na sequência, ventos de alta velocidade, ainda girando quase tão rápido quanto a Terra, varreriam a superfície.

Se a desaceleração ocorresse de forma mais gradual, os efeitos seriam igualmente dramáticos. A primeira coisa que iríamos notar é que o Sol não se desloca mais pelo céu durante o dia.

continua depois da publicidade

Dias extremamente longos

O movimento aparente do Sol é devido à rotação do nosso planeta, portanto, se ele estivesse parado, faria um único dia durar meio ano.

Sem os dias de 24 horas a que estamos habituados, os ritmos circadianos biológicos seriam completamente alterados. Os processos celulares rítmicos que dizem ao nosso corpo quando dormir e quando acordar dependem, em parte, de mudanças regulares na luz solar para funcionar.

Muitos seres vivos, desde abelhas até árvores, dependem dos ritmos circadianos para viverem. A alteração destes ciclos pode perturbar os padrões normais de comportamento.

Atmosfera alterada

Os padrões atmosféricos da Terra também estão ligados à rotação do planeta. Se ele parasse de girar, isso mudaria muito a forma como as correntes de ar se movem (depois que os ventos de 1.600 km/h diminuíssem).

continua depois da publicidade

Os padrões de vento que vemos hoje desempenham um papel importante na condução das chuvas e das temperaturas em todo o mundo. Qualquer mudança nas correntes de ar poderia fazer com que os desertos dominassem onde agora existem florestas, por exemplo, ou que a tundra congelada se tornasse habitável.

Já estamos vendo algo semelhante, embora numa escala muito menor, à medida que as alterações climáticas alteram os padrões climáticos globais. Os resultados podem ser catastróficos para organismos que dependem de ambientes específicos.

E se virasse na direção oposta?

Isso também teria consequências importantes para o clima e a vida. Os ventos predominantes mudariam de direção, afetando as correntes oceânicas e a distribuição da precipitação. Os continentes iriam se mover lentamente em direção a novas latitudes, o que alteraria as suas temperaturas médias.

continua depois da publicidade

Os ciclos diurno e noturno seriam invertidos, o que confundiria os organismos guiados pelo Sol. E, claro, o Sol nasceria no oeste e se poria no leste, o que seria muito estranho para nós.

O que seria necessário para isso acontecer?

Para que a Terra pare de girar ou gire na direção oposta, seria necessária uma força externa muito grande que pudesse alterar seu momento angular. O momento angular é uma quantidade física que mede a quantidade de rotação de um corpo e é conservado a menos que haja um torque externo que o altere.

No caso do nosso planeta, praticamente não existe força externa grande o suficiente para interromper sua rotação. Mesmo as forças das marés exercidas pela Lua e pelo Sol, que têm um efeito de travagem mínimo, não são suficientes para parar significativamente a rotação da Terra nas escalas de tempo humanas.

continua depois da publicidade

Colisão planetária

Uma possível causa para a Terra parar de girar ou girar na direção oposta seria uma colisão com um objeto massivo, como um asteroide ou planeta. No entanto, isto também teria consequências catastróficas para a vida, causando enormes terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e alterações climáticas.

Além disso, a probabilidade de tal evento ocorrer é muito baixa, uma vez que a maioria dos objetos que poderiam impactar a superfície terrestre são desviados pelo seu campo gravitacional ou por outros corpos do sistema solar.

Leia também

Concursos em sua
cidade