Descobrir mais sobre a própria origem é um desejo de muitos, seja por curiosidade, necessidade ou por vontade de aumentar a família, tendo contato com indivíduos que fazem parte de sua genealogia. Para isso, a forma mais simples de começar a pesquisa é pelo sobrenome, e quando se trata disso, certamente muitos já se fizeram as mesmas perguntas: qual seria a origem do meu sobrenome? Qual é a sua importância e história?
Antigamente, o processo investigativo poderia ser mais complicado, visto que a internet ainda não era uma possibilidade e as pesquisas, por serem manuais, eram limitadas a acervos locais e físicos. Hoje em dia, porém, a tecnologia permite o acesso a sites que podem auxiliar a matar essa curiosidade, com mecanismos de busca simples e rápidos.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo formas de descobrir mais sobre a origem de seu sobrenome e, consequentemente, sua própria origem, utilizando apenas a internet.
Descubra a origem do seu sobrenome: sites de busca
Existem várias formas de descobrir mais sobre as raízes de alguém. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica, quando a conversa com familiares e amigos não surtir efeito. Muitos endereços podem ajudar alguém a investigar seu passado, oferecendo resultados verossímeis. Confira:
1. Family Search
O Family Search é um site reconhecido internacionalmente, e está ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Para utilizá-lo, basta fazer o cadastro, preenchendo os dados pessoais, que incluem o nome, data e local de nascimento, casamento e data de falecimento de seus familiares.
A partir de então, o sistema traça uma árvore genealógica, ou um gráfico de linhagem, com as principais informações sobre sua família. O serviço é gratuito, e é oferecido a qualquer um que tenha interesse.
Além disso, o Family Search ainda permite que você busque documentos digitalizados de cidadãos com o mesmo nome que o seu, que tenham nascido antes de 1920. Desse modo, a árvore genealógica fica ainda mais completa, facilitando a investigação.
2. Forebears
Para quem gostaria de entender mais sobre o próprio sobrenome, o Forebears é uma das ferramentas mais úteis de todas. O endereço oferece acesso a informações como onde o sobrenome teria surgido, em que país ele é mais popular e quantas pessoas no mundo o carregam.
Através de dados coletados em diversos países, o site indica onde está a maior parte de pessoas com sobrenomes iguais. Basta digitar o nome no buscador, e em seguida, as informações sobre sua origem e significado irão aparecer.
3. MyHeritage
Já o MyHeritage é um dos sites mais avançados quando se trata de encontrar origens a respeito de um sobrenome. Com 105 milhões de usuários no mundo inteiro, 2,5 bilhões de árvores genealógicas e 9,7 bilhões de registros históricos, o endereço funciona em 42 idiomas diferentes.
O recurso utilizado pelo site se chama DNA Matching, e é por meio dele que milhões de pessoas conseguiram encontrar novos parentes e descobrir suas origens étnicas, através de uma tecnologia inovadora que envolve teste de DNA. Para utilizá-lo, é necessário comprar o kit de DNA online, enviar sua amostra e, em até um mês, conferir o resultado no site.
4. Sobre Nomes – Genera
Outro endereço interessante que permite acessar dados sobre vários sobrenomes é o portal Sobre Nomes do laboratório Genera. Além de muitas outras informações, ele oferece uma busca simples e rápida, apresentando um breve histórico e uma explicação sobre as possíveis variações do sobrenome, para aqueles que buscam apurar a pesquisa sobre suas origens.
5. Ancestry
Por fim, o Ancestry é uma ferramenta que permite descobrir a origem do seu sobrenome. Também de acesso gratuito, ele possui uma barra de pesquisa que apresenta dados detalhados sobre vários locais no mundo onde um sobrenome consta em registros históricos.
Além dos dados demográficos e da origem do nome, esse serviço também oferece documentos oficiais, como arquivos de imigração e listas de passageiros, para leitura no computador.