Gostar do trabalho e se sentir satisfeito com o que faz são essenciais para que o colaborador desempenhe suas atividades com mais qualidade, seja produtivo e se sinta mais motivado. Como consequência, há grandes chances de ele se destacar na empresa, se tornar uma referência na área e ser promovido ao longo dos anos.
No entanto, quando o colaborador está insatisfeito com seu trabalho e com as funções que desempenha, há a possibilidade de ele sentir as consequências dessa insatisfação na sua saúde mental, no seu relacionamento com amigos e familiares, e na vida como um todo.
Se você tem curiosidade de saber se gosta do seu trabalho e se encontrou aquele emprego dos sonhos, veja, a seguir, 6 sinais que demonstram que você está no caminho certo.
6 sinais de que você realmente você do seu trabalho
1. Você é entusiasmado com seu trabalho
Um dos sinais de que você realmente gosta do seu trabalho é se sentir entusiasmado com ele. Você geralmente se sente motivado a realizar as tarefas, de vencer desafios sugeridos pela empresa, aproveita as oportunidades e mantém um bom relacionamento com seus colegas.
2. Você deseja que o final de semana passe rápido
Quem não gosta do trabalho, geralmente conta os dias para chegar logo a sexta-feira para aproveitar o final de semana. Além disso, quando percebe que a segunda-feira está chegando, se desanima e, em alguns anos, fica irritado.
Já quem gosta do trabalho, adora aproveitar o final de semana, mas não vê hora de chegar a segunda-feira para iniciar mais uma semana.
3. Você não vê a hora passar
Se quando você está no seu trabalho, você é totalmente absorvido por ele (de maneira positiva) ao ponto de não ver a hora passar? Se sim, esse é um sinal de que você gosta dele. Quando isso acontece, você se sente motivado e se engaja nas tarefas da empresa. Com isso, consegue ser mais criativo, produtivo e desempenha um trabalho com mais qualidade.
4. Você quer se aprimorar ainda mais
Outro sinal de que você realmente gosta do seu trabalho é quando você quer se aprimorar ainda mais. Afinal, deseja sempre fazer o melhor e destacar na empresa. Para tanto, sempre está à procura de cursos, especializações e costuma ficar por dentro das novidades da área na qual trabalha.
5. Você gosta dos seus colegas de trabalho
Quando você gosta do seu trabalho, há uma grande chance de você também gostar de seus colegas. Com isso, consegue se criar um bom relacionamento com os mesmos, deixando o ambiente agradável e saudável de se trabalhar. Por consequência, você se sente mais motivado e melhora a sua produtividade.
Mas se você não gosta do seu trabalho, possa ser que você se afaste de seus colegas e se isole, afetando o seu desempenho na empresa.
6. Você fica empolgado ao falar de seu trabalho
Quando alguém te pergunta sobre seu trabalho, você responde todo empolgado e descreve feliz as atividades que desempenha na empresa? Se a resposta for sim, é sinal de que você gosta do que faz.
Porém, se você fica irritado e com raiva quando alguém faz alguma pergunta relacionada ao seu trabalho, a dica é prestar atenção e rever a sua carreira, já que há chances de você estar insatisfeito com o que faz.
Vale destacar que esses sinais podem variar conforme você desempenha seu trabalho, já que ele não é perfeito. Por isso, haverá dias ruins. Neles, você não se sentirá motivado, entusiasmado e nem será tão produtivo. Porém, quando essa falta de motivação, empolgação e baixa produtividade passarem a ser uma regra no seu dia a dia, esse pode ser um sinal de alerta para que você repense sobre sua carreira