O desodorante já é um produto indispensável na vida de muitas pessoas e, junto de outros itens, tornou-se sinônimo de higiene pessoal. Contudo, com o aumento de seu uso, a utilização passou a ser feita das mais variadas formas, o que implica que muitas sejam inadequadas, resultando em pouca duração e falta de efetividade. A maioria pode inclusive estar usando desodorante errado a vida inteira, pois existe uma hora correta de aplicá-lo.
Existem várias formas de aplicar o desodorante nas axilas, mas grande parte dos procedimentos são ineficientes. Isso faz com que os usuários fiquem insatisfeitos com o odor e, mesmo depois da aplicação, percebam que o cheiro ainda não foi neutralizado. Para evitar esse problema, confira abaixo como e quando utilizá-lo.
Qual é a hora correta de aplicar o desodorante?
Independentemente de quem prefere o banho matutino ou de quem o faz antes de dormir, a rotina da maioria é praticamente a mesma: após uma chuveirada e dos primeiros passos de higiene, o desodorante é fundamental antes de sair de casa ou de se deitar.
Contudo, para quem o faz pela manhã, essa talvez não seja a forma mais eficiente de usar o produto. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Internacional de Hiperidrose, o momento certo para aplicar o antitranspirante é antes de dormir, quando as axilas estão totalmente secas.
Para fazer o procedimento da forma correta basta seguir o passo a passo: à noite, após o banho, é preciso secar bem a região das axilas e aplicar o produto. Nesse momento, os poros estarão dilatados pelo banho fazendo com que o produto seja absorvido com mais eficácia. Pela manhã, depois do banho, aplique novamente o desodorante, mas é fundamental que a região esteja seca. Se a pele estiver úmida, o produto não irá se fixar.
Desodorante e antitranspirante
Muito além de aplicar de forma correta, é preciso entender que os desodorantes e antitranspirantes são produtos distintos. Enquanto o desodorante apenas mascara os odores corporais com perfume, tendo duração limitada, o antitranspirante contém alumínio na fórmula, focando em reduzir a transpiração e temporariamente tampando os dutos liberadores de suor.
Seja como for, a maioria dos produtos utilizados pelas pessoas, os famosos desodorantes, tem propriedades mistas. Assim, eles funcionam para deixar um cheiro agradável e ainda evitar a transpiração excessiva. Para maiores dúvidas, basta ler o rótulo e verificar se ele possui ou não alumínio nos ingredientes ativos.