Você não deveria guardar comida em pote de sorvete; veja por que

O hábito de guardar comida em pote de sorvete, apesar de comum, pode ser prejudicial à saúde. Entenda por que você deve parar de utilizar os recipientes para armazenar alimentos.

Utilizar as vasilhas de plástico para guardar comida no freezer ou na geladeira é um dos mais clássicos hábitos entre os brasileiros. O famoso pote de sorvete, por exemplo, é campeão nesse quesito, normalmente utilizado para armazenar feijão no congelador. Além de ser sustentável, essa prática simplifica a organização na cozinha, mas peca na segurança: guardar comida em pote de sorvete pode ser um hábito perigoso.

continua depois da publicidade

Mesmo que muitos estejam diariamente em busca de uma vida mais econômica por meio da reutilização e reciclagem, tomar cuidado com as normas da segurança alimentar ainda é fundamental. Para isso, entenda abaixo o motivo pelo qual você deve parar de guardar comida em potes de sorvete.

Você não deveria guardar comida em pote de sorvete: entenda o motivo

Leia também

No geral, os potes de sorvete não são os mais apropriados para guardar alimentos. O problema está na liberação de substâncias químicas nocivas que podem contaminar a comida conservada em tais vasilhames, bem como em qualquer outro que seja de plástico. Essa substância é o bisfenol A, conhecida como BPA, um composto químico utilizado para produzir plásticos e resinas para embalagens, pratos, copos e mais utensílios.

Seja lá qual for o recipiente, desde que seja de plástico, poderá favorecer o acúmulo de sujeira e restos de comida, permitindo a proliferação de bactérias e mais microrganismos nocivos. No caso do BPA, ele é considerado um disruptor endócrino, ou seja, que age no organismo simulando um hormônio e alterando o funcionamento de algumas células.

continua depois da publicidade

Com isso, torna-se ainda mais fácil que células cancerígenas surjam no organismo ou se desenvolvam, principalmente na mama e na tireoide.

Perigos do BPA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já determinou a proibição do uso do BPA no Brasil, mas apenas em materiais plásticos que servem para a alimentação de lactentes. Afinal, ainda existem incertezas a respeito dos níveis seguros de exposição à substância, principalmente para recém-nascidos.

Mesmo com a limitação da utilização da substância em artigos como mamadeiras, ainda não existem evidências de que o BPA, em níveis autorizados, seja prejudicial. Seja como for, os estudos atuais não possuem conclusões adequadas, o que geram incerteza e exigem que medidas sejam tomadas.

Diante dos possíveis perigos do BPA, torna-se essencial buscar por alternativas mais seguras para armazenar alimentos. Para isso, os potes de vidro, especialmente do tipo hermético, são a opção ideal. Os recipientes são antitóxicos, fáceis de limpar e livres de substâncias nocivas, podendo ser fervidos e desinfetados. Além disso, podem ser levados ao forno e ao micro-ondas, ao contrário do plástico.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade