Lavar a roupa de cama é fundamental para manter a higiene do nosso quarto e evitar problemas de saúde. Mas, com que frequência é preciso colocar o cobertor para lavar? Antes de saber o intervalo ideal de lavagens, é ainda mais importante compreender a razões pela qual ele deve ser cumprido.
Embora não possamos ver a olho nu, os espirros, a tosse, o suor e outras secreções liberadas pelo nosso corpo permanecem impregnadas nos lençóis e travesseiros através de bactérias e micróbios.
Também outros resíduos de produtos que utilizamos na pele, como óleos e cremes, podem ajudar na proliferação destes microrganismos nas peças. Por isso, você deve garantir que sua cama esteja sempre limpa e higienizada.
Com que frequência você deve colocar o cobertor para lavar?
Lavar os lençóis e fronhas semanalmente é um hábito que, mesmo que não pareça urgente, oferece uma camada de proteção contra a proliferação de ácaros. Além disso, arejar o quarto ao abrir as janelas também pode ajudar nessa tarefa.
Em relação ao cobertor e ao edredom, para evitar gastos excessivos, é aconselhável lavá-los em intervalos mais espaçados, como uma vez por mês. No entanto, nesse meio-tempo, você deve estendê-los ao sol semanalmente.
Por outro lado, passar essas peças também contribui para a eliminação de microrganismos prejudiciais, especialmente quando há crianças e idosos em casa, já que são grupos mais suscetíveis a doenças.
E não se esqueça de usar produtos de qualidade, como removedores de manchas, detergentes líquidos (para evitar resíduos) e amaciantes em suas lavagens. Eles são aliados indispensáveis na busca por uma roupa de cama limpa e fresca.
Quando o intervalo entre lavagens deve diminuir?
Há momentos em que a frequência de lavagem da roupa de cama, em geral, deve ser maior, e no caso do cobertor, não se deve passar mais de uma semana sem higienizá-lo nas seguintes situações:
- Verão: durante períodos de calor intenso, é recomendado trocar a roupa de cama a cada 2 ou 3 dias, garantindo um ambiente fresco e confortável;
- Doenças: em situações de doença, lavar os tecidos diariamente pode acelerar a recuperação e prevenir complicações;
- Alergias: pessoas com condições alérgicas como asma, rinite e faringite necessitam de cuidados extras. Substituir as peças de cama a cada 3 ou 4 dias é aconselhado para minimizar os efeitos adversos.