A Via Láctea é a galáxia que comporta o Sistema Solar e, portanto, é onde está localizada a Terra. Apesar de, para o nosso referencial, ela ser a mais importante por vivermos nela, existem bilhões de galáxias no universo.
A sua composição inclui matéria escura, poeira, gases e corpos celestes como planetas, asteroides, estrelas, meteoritos e muito mais.
Acredita-se que o nome foi originado na Grécia Antiga e em partes da Europa por conta da galáxia apresentar uma cor esbranquiçada, que era comparada a um caminho de leite.
“Via Láctea” teria, então, derivado do grego “Kiklios Galaxios”, que significa algo como “círculo leitoso”.
Esse caminho se torna ainda mais belo pelo aglomerado de estrelas, poeira e gases observados no céu durante a noite.
Mas a Via Láctea está longe de ser a única no universo, que conta com incontáveis galáxias que também chamam atenção por suas características únicas.
Os cientistas acreditam que as galáxias surgiram ao longo de bilhões de anos por meio de interações com galáxias menores e também a partir da captura gradual de estrelas anãs próximas.
Nesse sentido, algumas das inúmeras galáxias do nosso universo estão, inclusive, perto daqui. Confira 5 exemplos das que estão próximas da Via Láctea a seguir:
5 galáxias próximas da Via Láctea
Galáxia Anã do Cão Maior
A Galáxia do Cão Maior está situada na direção da constelação do Cão Maior e por isso recebe esse nome. Ela é a mais próxima da Via Láctea, estando a 42.000 anos-luz de seu centro.
Sua forma é irregular, mas se assemelha a um formato elíptico. Foi descoberta em 2003 e tomou o lugar da Galáxia Anã Elíptica de Sagitário de galáxia mais perto da Via Láctea.
Galáxia Anã Elíptica de Sagitário
A Galáxia Anã Elíptica de Sagitário, também identificada pela sigla SagDEG (que vem de seu nome em inglês), é uma galáxia satélite da Via Láctea e encontra-se na direção da constelação de Sagitário.
Ela está situada a cerca de 70.000 anos-luz do centro da Via Láctea e desloca-se ao redor dela numa órbita polar.
Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães também está entre as mais próximas da Via Láctea. Até 1994, ela foi considerada a galáxia mais perto da nossa, estando a cerca de 165.000 anos-luz dela.
Ela é visível no céu do hemisfério sul e acredita-se que já eram conhecidas, desde os temos antigos, pelos astrônomos do sul.
No entanto, há pouca documentação sobre o assunto na época. O conhecimento sobre a galáxia foi realmente difundido por volta de 1519.
Andrômeda
A Andrômeda também é conhecida como Messier 31 (M31) e é uma das galáxias mais próximas da Via Láctea. Ela apresenta um formato espiral e está a 2,5 milhões de anos-luz.
A Messier 31 também é uma das galáxias mais brilhantes que pode ser observada a olho nu no céu noturno. Segundo a Nasa, é possível que ela colida com a Via Láctea em vários bilhões de anos.
Uma curiosidade é que o nome Messier 31 foi dado por ela ter sido o 31° objeto fuso listado pelo astrônomo francês, Charles Messier.
Galáxia do Triângulo
A Galáxia do Triângulo também faz parte do nosso conjunto local de galáxias e está localizada a cerca de 2,7 milhões de anos-luz da Via Láctea.
Ela também é conhecida como M33 e chama atenção por suas nuvens avermelhadas pelo hidrogênio ionizado.
A M33 também apresenta um formato espiral, assim como vemos na Andrômeda. Ela até consegue ser vista na direção da constelação do triângulo, mas é difícil conseguir observá-la a olho nu.