Quanto maior a expectativa de vida de uma cidade, maior é qualidade de vida de sua população. Conheça aqui as 5 cidades brasileiras onde se vive mais.
A expectativa de vida é um índice que mede a estimativa do número de anos que se espera que habitantes de um determinado país ou cidade possa viver. Ele é um dos principais indicadores sociais utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU, para se chegar ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma determinada região.
Para se calcular a expectativa de vida de um lugar é levado em conta alguns fatores, como saúde, educação, hábitos sociais e alimentares, índices e tipos de mortes, violência, serviços de saneamento ambiental, entre outros. Desse modo, quanto maior a expectativa de vida de uma região maior é a qualidade de vida de seus habitantes.
No Brasil, a expectativa de vida é de 77 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado. As mulheres vivem cerca de 80,5 anos e os homens 73,6 anos. Mas, em relação às cidades brasileiras, quais são aquelas em que sua população vive mais? Conheça, a seguir, 5 delas com base nos dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Figurando em quinto lugar das cidades brasileiras com maiores expectativas de vida está Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Os moradores do município podem viver 77,35 anos, de acordo com o IDHM.
Floripa, como é conhecida, é um dos principais pontos turísticos do país, por suas belas praias. Ela é composta por uma ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, algumas pequenas ilhas circundantes, além da parte continental.
Situada na região do ABC paulista, a cidade de São Caetano do Sul é a que possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH), conforme dados do PNUD de 2010. Além disso, ela possui o 48º maior PIB brasileiro.
Não bastasse isso, o município ainda apresenta uma das maiores expectativas de vida do país. Os seus mais de 162 mil habitantes podem viver 78, 2 anos.
De acordo com IDHM, Águas de São Pedro tem uma das expectativas de vida mais altas do país, já que seus moradores podem viver até 78,37 anos. Localizada a 187 quilômetros da capital paulista, a cidade é conhecida por ser a do estado de São Paulo e a segunda menor cidade brasileira, ocupando uma área de 3,2 km².
Águas de São Pedro se destaca pelas suas águas hidrominerais de valor medicinal, sendo elas um dos principais atrativas turísticos do município.
A cidade brasileira com a segunda maior expectativa é vida é Joaçaba, também localizada no estado de Santa Catarina. Segundo o IDHM, quem mora nesse município pode viver 78,44 anos. Joaçaba possui 30. 404 habitantes, segundo o levantamento do IBGE de 2019. A cidade vive da indústria de equipamentos agrícolas e de máquinas, tendo destaque na agropecuária.
O município faz parte da região turística do Vale Contestado, região que ocorreu a Guerra do Contestado e que hoje atrai visitantes por conta de sua paisagem bucólica, museus monumentos, ecoturismo e riqueza multicultural, tendo em vista que foi colonizada por italianos, alemães, austríacos e japoneses.
Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú é conhecida por suas belas praias, sendo um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil. Para se ter uma ideia, em época de alta temporada, a cidade recebe mais de um milhão de visitantes.
Mas não é somente pelas suas badaladas praias que Balneário Camboriú é conhecida. O município se destaca também quando é assunto é longevidade de vida de seus moradores, uma vez que é o primeiro a figurar no ranking de maiores expectativas de vida do país, com longos 78, 62 anos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade