Você já visitou um cemitério e notou uma série de objetos deixados em cima dos túmulos? Sejam flores, pedras ou itens pessoais, cada um possui seu valor sentimental. Mas e deixar moedas? Qual seria o significado por trás disso?
O hábito de deixar presentes perto das lápides de entes queridos falecidos é comum e muito praticado até a atualidade. Seja para relembrar da presença de quem já se foi ou para deixá-las da forma que o indivíduo gostaria, as razões são diversas.
Mesmo assim, ao notar moedas no topo dos túmulos, acreditar que existe uma razão por trás disso além da sentimental é uma reação popular: e correta. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo por que esses itens são deixados ali.
O que significa deixar uma moeda em um túmulo?
Essencialmente, a tradição de deixar moedas nos túmulos está relacionada às lápides militares. Assim, ela é uma forma de relembrar e honrar aqueles que já se foram no serviço.
Quando uma delas é encontrada em uma lápide, isso significa que alguém parou por ali para prestar uma homenagem. Isso pode ser especialmente significativo para as famílias de soldados falecidos.
O hábito de fazê-lo, tanto para homens quanto mulheres do serviço militar, já é antigo. É possível traçar sua origem desde a época do Império Romano.
Na época, histórias contam que soldados inseriam uma moeda na boca daqueles que partiram para garantir sua passagem tranquila pelo Rio Estige. Na mitologia grega, essa seria a fronteira entre o submundo e o mundo dos vivos.
Em países como os Estados Unidos, deixar moedas em túmulos tornou-se uma prática comum na época da Guerra do Vietnã. Até hoje, ele continua sendo o mais popular nesse quesito, por conta de sua forte cultura militar.
Ordem das moedas
Como informado anteriormente, uma moeda em uma lápide representa o ato de lembrança e de gratidão pelo serviço de um soldado que já se foi. Contudo, cada moeda possui um significado específico.
Assim como as patentes do serviço militar e a quantidade de estrelas que cada um pode receber, os itens também possuem certa ordem. Confira:
- 1 centavo: deixar um centavo significa que uma pessoa comum fez uma visita;
- 5 centavos: esse valor vem daqueles que treinaram com o militar falecido no quartel;
- 10 centavos: os 10 centavos representam aqueles que serviram com o soldado em vida;
- 25 centavos: uma moeda de 25 centavos significa que a pessoa que a deixou ali estava com o indivíduo em seu falecimento.
Atenção: não mexa nas moedas
Mesmo que não pareça errado coletar uma moeda dos túmulos ao visitar o cemitério, isso não deve ser feito em hipótese alguma.
Nesse sentido, para começo de conversa, o ato pode ser desrespeitoso e ressoar de forma negativa entre as famílias dos membros que já faleceram.
Mas muito além disso, existe outro motivo pelo qual elas não devem ser retiradas dos túmulos.
Ele é extremamente prático: de acordo com a entidade Wounded Warrior Project, ou Projeto do Soldado Ferido, após esses itens ficarem ali por um tempo, eles são coletados para uma nova missão.
Além de ajudar a financiar futuros projetos para os cemitérios e realizar sua manutenção, as moedas ainda podem pagar pelos enterros de veteranos em situação de vulnerabilidade.
Dessa forma, da próxima vez que se encontrar em um cemitério e notar uma ou outra moeda, lembre-se de seu significado. Existe até mesmo a possibilidade de você deixar uma por ali.