Vida a dois: 9 hábitos para manter o relacionamento saudável e feliz

Os 9 hábitos para manter o relacionamento saudável e feliz garantem que a vida a dois seja mais fácil, reduzindo o número de conflitos e discussões ao longo dos momentos de convivência. Acima de tudo, estão pautados na comunicação e na confiança.

A vida a dois pode ser desafiador, principalmente porque a convivência envolve duas pessoas com educações e culturas familiares distintas. Porém, existem 9 hábitos para manter o relacionamento saudável e feliz que fazem diferença no momento de resolver os conflitos, pois estão pautados na comunicação e na confiança mútua.

continua depois da publicidade

No geral, são atitudes simples que garantem que as informações estão sendo compartilhadas e o equilíbrio na relação é verdadeiro, garantindo uma via aberta para conversas e reclamações. Para tornar isso possível, é necessário ter diálogos afetivos e disposição para crescer juntos, amadurecendo nesse processo. Saiba mais informações a seguir:

9 hábitos para manter o relacionamento saudável e feliz

Leia também

1) Converse diariamente

Como citado anteriormente, a comunicação é a chave para um relacionamento saudável e feliz, mas é necessário praticar essa habilidade todos os dias. Por isso, invista nos diálogos cotidianos, sobre como foi a rotina, quais foram as coisas interessantes que encontrou, as dores que enfrentou e quais são os planos para os próximos dias.

Nesse ponto, é importante se fazer presente e interessado, pois assim você estabelece um caminho para os momentos de dificuldade ou conflito. Seja acessível para acessar o seu parceiro.

continua depois da publicidade

2) Mantenha o contato físico

O contato físico é um instrumento para demonstrar afeto, amor, paixão e desejo sexual, elementos importantes para a manutenção do relacionamento. Nesse ponto, não há necessidade de invadir o espaço pessoal ou ser grudento, mas aproveitar as oportunidades para dar as mãos, oferecer carinho, abraçar e se fazer presente.

3) Compartilhe os sonhos e objetivos

Teve uma nova ideia ou mudou os planos sobre algo que refere-se ao seu futuro? Não deixe de compartilhar, pois seu parceiro também será impactado por suas decisões. Mais do que impor as suas ideias e desejos, escute o que seu companheiro espera e tente sempre encontrar um meio termo, porque isso demonstra uma preocupação com o coletivo e não somente com suas questões.

continua depois da publicidade

4) Invista nas programações a dois

Não se esqueça dos aniversários e datas mais importantes, mas também das programações para os dias mais comuns. Aqui, você pode investir em jantares nos restaurantes que mais gostam ou em surpresas caseiras, como assistir a um filme ou fazer algo diferente juntos. O mais importante é investir no tempo de qualidade do casal.

Para manter um relacionamento saudável e feliz é importante se dedicar, com tempo e atenção. Considere as necessidades de quem te acompanha, desde uma comida específica até um sonho que ainda não foi realizado.

5) Reafirme o seu amor

Dizer “eu te amo” não pode ser algo banal, mas deve fazer parte do cotidiano. Reafirme o seu amor e reforce o afeto de diferentes formas, desde bilhetes escondidos até mensagens repentinas para surpreender o companheiro. As palavras de admiração também são bem-vindas, pois elogios sinceros fazem toda a diferença.

continua depois da publicidade

6) Demonstre interesse

O seu parceiro começou em um novo trabalho ou está investindo em um hobbie novo? Existe uma história interessante do trabalho ou até mesmo uma fofoca que ouviu falar? Demonstre interesse sempre, ouvindo atentamente, parando as suas atividades para olhar nos olhos e escutar de verdade, participando da narrativa.

Esse tipo de ação mostra que você está presente e participando da vida do seu parceiro. Além disso, evita que você faça perguntas repetitivas no futuro e conheça mais sobre o universo da pessoa amada.

7) Não deixe de apoiar

Mesmo que você não concorde ou não ache a melhor ideia, apoie a decisão do seu parceiro de maneira incondicional. Esteja com ele no processo para oferecer o suporte necessário e deixe que dê os próprios passos sozinhos, pois isso é importante para o crescimento individual e do casal.

continua depois da publicidade

8) Não crie segredos

Os segredos podem minar a confiança e a segurança em uma relação, tornando-a cada vez mais prejudicial. Compartilhe o que você está sentindo, pensando ou vivendo, mesmo que envolvam outras pessoas. É importante ter cuidado na exposição de terceiros, mas pense em como a situação pode colocar o seu relacionamento em risco e proteja o seu parceiro antes de  tudo.

9) Seja sempre sincero

Se você tem uma opinião ou algo está te incomodando, seja sincero em expressar de maneira afetiva para o seu parceiro. Não deixe a oportunidade passar para não criar conflitos, e isso vale para as situações cotidianas também. O mais importante é que a comunicação de vocês seja sempre honesta para que haja espaço para crescimento.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade